Brasil vai cobrar ONU por criação de Estado palestino, diz Lula
Publicado em 26/09/2025 às 09:00
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (24), que o Brasil vai cobrar da Organização das Nações Unidas (ONU) a efetivação da criação de um Estado palestino. A declaração foi feita em entrevista coletiva, em Nova York, após a participação do país na Assembleia Geral da ONU.
Lula classificou as ações de Israel na Faixa de Gaza como “genocídio” contra o povo palestino. “Você não tem uma guerra em Gaza, você tem um genocídio de um exército fortemente preparado contra um povo indefeso, sobretudo mulheres e crianças”, disse.
O presidente ressaltou que mais de 150 países apoiaram a proposta de criação do Estado palestino e criticou a inércia do Conselho de Segurança da ONU. “A mesma ONU que teve força para criar o Estado de Israel deveria ter força para criar o Estado palestino”, afirmou.
Durante a Assembleia, Lula defendeu o reconhecimento internacional da Palestina, alertou para o risco de desaparecimento do povo palestino e condenou os atentados cometidos pelo Hamas. “Os atentados terroristas perpetrados pelo Hamas são indefensáveis sob qualquer ângulo. Mas nada, absolutamente nada, justifica o genocídio em curso em Gaza”, declarou.
A criação do Estado palestino foi um dos temas centrais do encontro. Enquanto diversos líderes apoiaram a medida, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou contra. Já países como França, Canadá, Reino Unido, Austrália e Portugal anunciaram, às vésperas da Assembleia, o reconhecimento formal da Palestina como Estado.
Fonte: Luciano Nascimento – repórter da Agência Brasil