Brasil repatria novo grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza

Publicado em 20/05/2025 às 17:57

Compartilhe

View of palestinian flag behind barbed wire in the desert against cloudy sky.

Foto: Freepik

O governo brasileiro repatriou nesta terça-feira (20) um novo grupo de pessoas que estavam na Faixa de Gaza, composto por brasileiros e seus familiares palestinos. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, o grupo — formado por 12 pessoas, incluindo seis menores de idade — chegou nesta tarde à Jordânia. A operação foi mantida em sigilo para garantir a segurança dos evacuados. Eles devem desembarcar no Brasil nesta quarta-feira (21), em voo comercial.

Esta é a primeira repatriação de brasileiros a partir de Gaza desde o fim de 2023, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou as últimas operações do tipo, trazendo três grupos de brasileiros do enclave palestino.

Desde outubro de 2023, o governo federal já retirou 127 brasileiros e parentes próximos da Faixa de Gaza. No total, 1.572 pessoas foram retiradas de áreas de conflito em Israel, Cisjordânia e Gaza após manifestarem interesse em deixar a região.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a evacuação foi coordenada pelo setor consular do Itamaraty, com apoio das embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv, além do Escritório de Representação em Ramala. Ao chegarem ao Brasil, os repatriados que necessitarem de acolhimento serão assistidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“O Itamaraty continua a acompanhar a situação securitária na Faixa de Gaza e desaconselha quaisquer deslocamentos à região”, informou o ministério.

Situação humanitária em Gaza

A Faixa de Gaza permanece sob intensos bombardeios por parte de Israel, com dezenas ou centenas de mortes registradas diariamente. Desde 2 de março, a região vinha enfrentando um bloqueio à entrada de ajuda humanitária.

Nesta terça-feira (20), a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que, pela primeira vez desde o início de março, militares israelenses autorizaram a entrada de 100 caminhões com alimentos e suprimentos essenciais por meio da passagem de Kerem Shalom.

“Hoje, nove dos nossos caminhões foram autorizados a entrar pela passagem de Kerem Shalom. Mas é apenas uma gota no oceano do que é urgentemente necessário, e muito mais ajuda deve ser permitida em Gaza, a partir de amanhã de manhã”, declarou Tom Fletcher, subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e coordenador de Socorro de Emergência da ONU.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana