Brasil para Brasileiros: MTur vai incentivar turismo cívico no país

Publicado em 15/01/2021 às 18:27

Compartilhe

Estimular o turismo cívico no país, a partir da valorização de símbolos nacionais e personalidades referências na constituição histórico-cultural do Brasil. Este é o objetivo de um Termo de Execução Descentralizada celebrado entre o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC), e a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que prevê pesquisas voltadas à formação de um acervo digital contendo os principais traços característicos da identidade do país.

Os estudos indicarão o material interativo que dará forma ao Projeto Brasil para Brasileiros, podendo ser composto por imagens, áudios, vídeos, réplicas e outros formatos. A iniciativa busca ampliar a percepção quanto à importância dos símbolos nacionais (Bandeira, Brasão, Hino e Selo) e de nomes representativos do país em áreas como arte, ciência, política, esporte e cultura. O acervo será concedido a investidores privados para exposição em centros de visitação, devendo haver, inicialmente, pelo menos uma unidade em cada macrorregião brasileira.

O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Lucas Fiuza, ressalta que o projeto pretende ampliar o sentimento de patriotismo e estimular o turismo doméstico. “Fortalecer o patriotismo é uma das bandeiras do governo Jair Bolsonaro, e o projeto busca despertar esse sentimento, com reflexos positivos na procura por atrativos que já retratam nossos símbolos e personalidades. O projeto vai jogar luz sobre a rica história do país, ainda desconhecida por muitos brasileiros, além de atrair investimentos privados e diversificar a oferta turística nacional”, frisa.

O trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora, que envolverá uma equipe multidisciplinar, inclui um levantamento de aspectos histórico-culturais acerca dos símbolos e personalidades passíveis de reconhecimento e transformação em atrativos turísticos nos centros de visitação. A cooperação prevê uma pesquisa entre profissionais de áreas como turismo, história, arquitetura e comunicação, além da equipe técnica da Coordenação-Geral de Aproveitamento Turístico de Ativos de Domínio Público do MTur, com vistas a se elencar 150 personalidades nacionais, sendo 30 de cada macrorregião do país.

A seleção das personalidades será precedida de reuniões virtuais com entidades regionais, levando em conta apontamentos de habitantes e especialistas. O TED resultará na definição das formas de apresentação do acervo, cujos direitos de propriedade intelectual caberão ao MTur, bem como no levantamento de custos de aquisição, confecção e exposição. As modalidades de exibição poderão englobar formatos como réplicas 3D, projeções, QR Code, telas sensíveis ao toque, simuladores e audiodescrição, considerando a acessibilidade para pessoas com deficiência.

PATRIMÔNIOS MUNDIAIS – O Projeto Brasil para Brasileiros é uma das ações voltadas à execução da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural do Brasil, instituída em 11 abril de 2019 pelo governo federal. O decreto integra uma série de medidas adotadas pelo MTur para melhorar o ambiente de negócios e potencializar a atração de investimentos. O projeto, fruto do TED junto à UFJF, se alinha ainda ao Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que definiu como uma das estratégias promover a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação turística, além do aprimoramento da oferta turística do país.

TURISMO CÍVICO – A modalidade ocorre por meio de deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação ou participação em eventos cívicos, que representem o presente ou a memória política e histórica, com potencial de criar identidade entre a sociedade e o Estado e valorizar a história e a cultura. O turismo cívico promove a conscientização, o sentimento de pertencimento e o engajamento social, político ou cultural dos visitantes, promovendo bens materiais e imateriais.

Veja também

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas

Honey  with honeycomb in white ceramic bowl and wooden drizzler

Brasil exporta 80% do mel aos Estados Unidos e tarifa de 50% preocupa o setor