Bolsonaro diz que economia piorará e ironiza: “Pode me culpar, não tem problema”

Publicado em 25/11/2021 às 12:51

Compartilhe

106685


source
Bolsonaro
O Antagonista

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (25) que a situação da economia brasileira, que já está ruim, vai piorar. Ele culpou governadores e prefeitos que fecharam o comércio para evitar o contágio do novo coronavírus, mas ironizou: “podem me culpar, não tem problema não”.

“Teremos mais problemas pela frente. As consequências do fica em casa a economia a gente vê depois, vai vir mais coisa ruim por aí. Podem me culpar à vontade, não tem problema não. Prefeito fecha, governador fecha e eu sou o responsável”, disse a apoiadores na porta do Palácio do Alvorada.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), no entanto, refuta essa tese e afirma que apesar de custoso economicamente, lockdowns abrem caminho para recuperação mais rápida. “Na realidade, a análise sugere que lockdowns e distanciamento social voluntário tiveram papel quase comparável”, diz o documento do FMI.

Como reflexo, a Bolsa de Valores brasileira registra o pior desempenho do mundo em 2021, e o Brasil tem a terceira pior inflação dos países do G20 .  Segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), prévia da inflação do país, aponta alta acumulada de 9,57% no ano e de  10,73% nos últimos 12 meses.

Leia Também

Armas x feijão

O presidente também defendeu sua política de redução de impostos em artigos como armas, skates e veleiros, por exemplo. Segundo ele, quando um imposto é reduzido ele impacta em toda a cadeia.

“Quando eu reduzi imposto de skate, me disseram: ‘eu não como skate’. O cara, eu sei”, queixou-se. “Quando eu falo em reduzir imposto em armas, me dizem ‘eu não como armas’. Ué, já que você come feijão, no dia que entrarem na sua casa você pega o estilingue e dá tiro de feijão no cara, sem problema nenhum “, completou.

Bolsonaro também culpou os impostos estaduais pela elevação no preço do gás de cozinha. 


Veja também

© Pedro Souza/Atletico

Bahia respira, Grêmio agoniza e Atlético-MG faz a festa com a torcida

108004

Paulo Guedes define nomes para reestruturação do Ministério da Economia

108000

EUA: Memorial em homenagem a Anne Frank é vandalizado com suásticas

107998

Petrobras vai reduzir preço dos combustíveis esta semana, diz Bolsonaro

107993

Maduro é retratado como super herói em desenho de TV estatal na Venezuela

107991

Presidente de Portugal dissolve Parlamento e convoca eleições antecipadas

107989

Mais da metade dos maiores de 18 anos consomem bebidas alcoólicas

107987

Padre ortodoxo chama papa Francisco de ‘herege’ em Atenas