GASTRONOMIA

Gastronomia

Batatas Rösti

Publicado em 14/07/2023 às 16:02

Compartilhe

GATRONOMIA

Num estes sábados consegui comprar belas batatas inglesas e me propus, então, a preparar este prato para o almoço em que eu e minha esposa iríamos participar na casa de um casal de amigos em Domingos Martins, juntamente com outros convidados.

 A receita é de origem suíça, simples de preparar, mas que faz uma única exigência: tem que ser utilizada uma frigideira revestida com material antiaderente, ou então poderá não dar certo… Pode ser recheada ou não: dê asas à imaginação, adicionando queijo, presunto, mortadela, cebola fatiada, ervilhas ou o que mais lhe aprouver.

Usei 1,7 kg de batatas, o suficiente para dividir em 8  porções. Comecei descascando-as e colocando-as numa panela com água fervente por 5 minutos, só para dar uma pequena pré-cozida. A seguir usei um processador de alimentos que possui uma lâmina própria para ralar (se não tiver este utensílio, o jeito é ralar na mão mesmo, no ralo grosso…), o que é bem rápido. Coloquei-as, então, numa peneira para escorrer bem.

Enquanto isso deixei a frigideira revestida aquecendo no fogo alto e adicionei uma boa quantidade de azeite (se quiser dar um “toque” especial, coloque uma colher de sopa de manteiga também!) e, quando já estava numa temperatura alta mas sem esfumaçar, espalhei uma camada com metade das batatas raladas, temperei com sal e pimenta do reino e deixei fritar um pouco. Coloquei por cima desta camada umas 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e outras 3 de presunto picado. 

Por cima desta camada coloquei o restante das batatas de modo a obter uma espessura homogênea. Agora vem o “pulo do gato”: temos que acompanhar de perto a fritura, levantando a borda cuidadosamente de vez em quando para verificar se a superfície inferior está dourada e crocante, adicionando um pouquinho de azeite se achar necessário. Quando dourar, tire do fogo, solte a peça inteira do fundo da frigideira e, mais cuidadosamente ainda, escorregue ela para um prato grande. Imediatamente após coloque a frigideira emborcada por cima e, usando sua habilidade, segure o fundo da frigideira com um pano para não se queimar com uma mão e o fundo do prato com a outra. Gire o conjunto até que a frigideira fique em posição para fritar a outra superfície.

Volte para o fogo e aí é só acompanhar a superfície inferior ficar dourada e crocante, igual à superior. Quando estiver, deslize-a para um prato grande, enfeite com um ramo de salsinha fresca e sirva imediatamente. Ela acompanhou muito bem as “tripas à moda do Porto”, receita portuguesa que nosso anfitrião preparou com muita dedicação para deliciarmo-nos, devidamente acompanhada por algumas taças de vinhos tintos das mais diversas castas. Sem dúvida um almoço memorável! Bom apetite e até a próxima.

Veja também

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

Últimos artigos de Gastronomia

Fraldinha “de colher”

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa