Bandes lança programa de financiamento para construção de pequenas barragens no Espírito Santo

Publicado em 02/07/2025 às 08:32

Compartilhe

16510

Foto: Freepik

Com o objetivo de ampliar a segurança hídrica nas propriedades rurais do Espírito Santo e fomentar a produção agropecuária de forma sustentável, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançou o Programa de Financiamento para a Construção de Pequenas Barragens. A iniciativa oferece crédito com condições especiais de até R$ 150 mil por projeto e tem edital aberto por 24 meses a partir da data de publicação.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e utiliza recursos do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (FORTEC). A proposta busca atender a uma demanda urgente do setor rural: garantir o acesso à água em períodos de estiagem com baixo impacto ambiental.

“Sabemos que a falta de segurança hídrica é um dos grandes desafios do meio rural. Com esse programa, o Governo do Estado oferece condições diferenciadas de financiamento para ajudar a solucionar esse problema, especialmente no que diz respeito à irrigação”, destaca a diretora de Operações do Bandes, Gabriela Vichi.

Como funciona o programa

O financiamento contempla todas as etapas, desde a elaboração do projeto técnico até a execução da obra, limitada a cinco hectares ou 50 mil metros cúbicos de capacidade, conforme critérios do edital. A contratação dos profissionais responsáveis pelos projetos fica a cargo dos produtores beneficiados, e os custos com esses serviços podem ser incluídos no financiamento.

Podem participar produtores rurais capixabas devidamente regularizados, sendo permitida a submissão de apenas um projeto por propriedade durante o período de vigência do edital.

Sobre a segurança hídrica

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o termo se refere à disponibilidade de água de qualidade e em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades humanas, atividades econômicas e conservação de ecossistemas aquáticos. Além disso, envolve gestão de riscos a que a população e o meio ambiente estão sujeitos relacionados aos extremos de secas, cheias e falhas ou gestão ineficaz.

Saiba mais:
bandes.com.br/barragens

Fonte: Gerência de Comunicação Institucional do Bandes/ texto: Mavi Sant’Anna

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta