Bandes apresenta projetos de sustentabilidade ambiental

Publicado em 06/06/2022 às 15:54

Compartilhe

Bandes-apresenta-projetos-de-sustentabilidade-ambiental

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 05 de junho para lembrar do Dia Mundial do Meio Ambiente e, dessa forma, reforçar todos os anos a importância de preservar os recursos naturais do planeta. Por isso, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) ressalta o seu papel como promotor de um desenvolvimento equilibrado e sustentável no Espírito Santo.

Um dos objetivos do Bandes é atuar com produtos e serviços que reforçam o compromisso com as ações de responsabilidade social, ambiental e climática, evidenciadas no Planejamento Estratégico 2021-2025. Por isso, o banco do desenvolvimento capixaba vem se atualizando nos temas de importância para um futuro mais próspero para as atuais e futuras gerações, como as discussões em torno da emissão de títulos sustentáveis, ESG, sustentabilidade e inclusão financeira de gênero.

O diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, salientou que a linha de atuação do banco capixaba está pautada na promoção de um desenvolvimento mais sustentável, alinhado aos objetivos mundiais de proteção ao meio ambiente, e comprometendo-se com resultados socioambientais voltados para a qualidade de vida dos capixabas de todas as gerações.

“Em seu plano estratégico, o Bandes estabeleceu como missão apoiar e promover o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. Podemos e temos contribuído de maneira efetiva para que o crescimento econômico do Espírito Santo esteja indo ao encontro da agenda global de proteção ao meio ambiente para as futuras gerações. Agimos com o apoio técnico e financeiro em diversos projetos sustentáveis, como o programa Reflorestar e o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que têm a meta de preservar, renovar e prosperar a cobertura ambiental do Estado capixaba. Em tempos, cuidamos hoje para que amanhã um futuro seja possível”, ressaltou Caçador.

Projetos Sustentáveis

Com o Programa Reflorestar, o banco dos capixabas desenvolve a iniciativa do Governo do Espírito Santo de restauração do ciclo hidrológico, por meio da conservação e da recuperação da cobertura ?orestal, com a geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos.

Desde o começo da atuação do Bandes, o Reflorestar já superou a marca de mais de 4,1 mil contratos iniciados, com a liberação de R$ 94 milhões para projetos. Desse modo, o programa de preservação ambiental já recuperou 9,3 mil hectares e manteve conservadas mais de dez mil florestas no Espírito Santo.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) é a coordenadora do Programa Reflorestar, atuando como agente principal no andamento dos projetos sustentáveis, realizando etapas essenciais para a manutenção do programa, como a capacitação de equipes e auditorias. Além disso, com um novo edital, o Bandes e a Seama têm a expectativa de apoiarem mais de 900 iniciativas que tenham como foco recuperar e preservar o ecossistema do Espírito Santo.

Já com o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), o banco está presente como agente técnico e financeiro em um fundo que apoia associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo, gerando empregos, renda e desenvolvendo o meio social dos agricultores capixabas.

Fonte: Governo ES

Veja também

Vacinacao-contra-a-gripe-e-ampliada-para-toda-populacao-capixaba

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população capixaba

Festival-de-Inverno-de-Domingos-Martins-tera-oficina-inedita-de-Orquestra-de-Papel-para-criancas

Festival de Inverno de Domingos Martins terá oficina inédita de Orquestra de Papel para crianças

EDP-alerta-para-cuidados-com-a-rede-eletrica-durante-as-festas-juninas

EDP alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas juninas

cadastros-ativos-m

Espírito Santo alcança três mil empreendimentos regulares no Cadastur

Acoes-previstas-no-Programa-Caminhos-do-Turismo-comecam-a-ser-realizadas

Ações previstas no Programa Caminhos do Turismo começam a ser realizadas

De-forma-gratuita-cursos-culinarios-sao-ofertados-em-Marechal-Floriano

De forma gratuita, cursos culinários são ofertados em Marechal Floriano

Meses-apos-Sao-Bento-de-Urania-ser-prejudicado-por-fortes-chuvas-rodovia-estadual-continua-com-buracos-e-barrancos

Meses após São Bento de Urânia ser prejudicado por fortes chuvas, rodovia estadual continua com buracos e barrancos

Marechal-Floriano-ganha-Academia-de-Historia-Artes-e-Letras

Marechal Floriano ganha Academia de História, Artes e Letras