Bancos de sangue do Estado voltam a necessitar de doações

Publicado em 26/01/2017 às 16:44

Compartilhe

O combate ao vírus da febre amarela e a imunização da população não são as únicas preocupações do governo do Estado,com relação à área da saúde. A situação dos bancos de sangue também causa temor, com o índice abaixo do ideal, e a direção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) informa que necessita de doações.

Segundo informou a Secretária Estadual de Saúde (Sesa), o Hemoes precisa, principalmente, de sangue O negativo, que pode ser transfundido em pessoas com qualquer outro tipo sanguíneo, e O positivo, que pode ser transfundido em pessoas que tenham fator RH positivo, ou seja, A positivo, AB positivo, B positivo e O positivo.

Um exemplo preocupante desta situação, como informa a Sesa, acontece no hemonúcleo de Vitória, que na última terça-feira (24) contava com apenas 280 bolsas de sangue em estoque para atender toda a demanda da Grande Vitória e das demais regiões do Estado em caso de desabastecimento dos demais locais de coleta. Outro exemplo é o hemonúcleo de Colatina, que não registrou nenhuma doação no mesmo dia.

Com a vacinação de forma preventiva contra o vírus da febre amarela, em 26 municípios do Estado, as pessoas que são vacinadas ficam, por recomendação, impedidas de doar sangue por 30 dias. Esse impedimento pode agravar ainda mais a coleta de sangue no Estado.

Por este motivo, a direção do Hemoes orienta que a população dos municípios que não estão realizando a vacinação cautelar que faça a doação de sangue. As pessoas que já tomaram a vacina há 30 dias ou mais também podem doar e colaborar com o abastecimento do estoque do Hemoes.

PODEM DOAR – Pessoas entre 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos.

ORIENTAÇÕES – Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra.

No caso dos homens, podem ser feitas até quatro doações por ano, respeitando o intervalo mínimo de dois meses entre uma doação e outra. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, mantendo um intervalo de pelo menos três meses entre cada doação.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento original com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

LOCAIS DE DOAÇÃO:

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes): Tel. 3636-7920/7921 – Avenida Marechal Campos, nº 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, e aos sábados das 7 às 17horas.

– Unidade de Coleta da Serra: Tel. 3338-7373 – Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7às 15h30.

– Hemocentro de Linhares: Tel. (27) 3171-4361 – Avenida João Felipe Calmon, nº 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30.

– Hemocentro Regional de Colatina: Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30.

– Hemocentro Regional de São Mateus: Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30.

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo