Aventura no Monte Redentor, o ponto mais alto de Alfredo Chaves

Publicado em 08/10/2025 às 08:20

Compartilhe

{86BCD8AD-37AB-AB4E-CD6B-E862D25EC3B8}

Fotos: Dirceu Cetto

A 1.700 metros de altitude, a equipe da Secretaria de Comunicação Social de Alfredo Chaves viveu uma experiência inesquecível ao subir o Monte Redentor, localizado na comunidade de Redentor, no distrito de São Bento de Urânia. A trilha, guiada pelos moradores Jandir Gratieri e Ivan Pianzoli, revelou as belezas naturais e os desafios da região.

A aventura começou nas primeiras horas da manhã, com o grupo adentrando a mata em meio à neblina e ao som marcante das arapongas e de outros pássaros típicos da Mata Atlântica. Pelo caminho, os guias apresentaram espécies nativas, como o lírio branco – uma planta rara que só é encontrada naquela altitude, além de árvores centenárias, como ipês e copaíbas.

Durante o percurso de aproximadamente duas horas e meia, a equipe passou por áreas de vegetação densa e encontrou uma das nascentes do rio Benevente, um dos mais importantes mananciais do Espírito Santo, que corta Alfredo Chaves e deságua no oceano Atlântico, em Anchieta.

O prefeito Hugo Luiz também participou da expedição, destacando a importância de valorizar o potencial turístico e ambiental do município. “Foi uma experiência incrível, que mostra o quanto Alfredo Chaves é rica em biodiversidade e belezas naturais. Queremos incentivar o turismo de aventura de forma sustentável”, ressaltou.

No topo, onde um cruzeiro marca o ponto mais alto de Alfredo Chaves, a sensação térmica chegou a zero grau no momento da visita, com uma fina chuva e forte neblina, criando um cenário de tirar o fôlego. A vista panorâmica, mesmo encoberta pelas nuvens e neblinas, completaram o espetáculo. Em dias de sol, o cenário fica ainda mais deslumbrante.

Segundo Jandir Gratieri, que é empreendedor e produtor rural, a comunidade local planeja oficializar a trilha como rota turística, com o objetivo de fomentar o turismo de aventura e, ao mesmo tempo, preservar a vegetação nativa. Para ele, a caminhada teve um significado especial. “É uma sensação única poder levar pessoas ao pico mais alto de Alfredo Chaves e mostrar a importância desse bioma. O Monte Redentor é um tesouro natural que merece ser conhecido e cuidado”, afirmou.

O retorno foi feito por outro caminho, um pouco mais curto e menos desafiador, mas com lindas paisagens e rica vegetação.

Lembrando que a trilha deve ser guiada e é necessário ter preparo físico para enfrentar o desafio.

Redentor

Redentor é uma comunidade localizada no distrito de São Bento de Urânia. Além do cultivo de inhame, os produtores locais se dedicam também ao plantio de diversas hortaliças.

A igreja da comunidade é um marco histórico: construída por padres jesuítas por volta de 1878, foi uma das primeiras erguidas no município, antes mesmo da chegada dos imigrantes italianos.

O local se destaca ainda pela beleza natural, com áreas de mata preservada, um bosque de cerejeiras, produção de morangos e a nascente do Rio Benevente.

Fonte: PMAC/ Texto: Dirceu Cetto

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana