Autor da campanha pela Lei Magnitsky critica sanção dos EUA a Alexandre de Moraes

Publicado em 01/08/2025 às 15:39

Compartilhe

01082025-pzzb6506

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O investidor britânico William Browder, responsável por liderar a campanha global que resultou na aprovação da Lei Magnitsky nos Estados Unidos, criticou a aplicação da norma pelo governo norte-americano contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“Passei anos lutando para que a Lei Magnitsky fosse aprovada no intuito de acabar com a impunidade de graves violadores de direitos humanos e de cleptocratas. Até onde posso entender, o juiz brasileiro Moraes não se enquadra em nenhuma das duas categorias”, afirmou Browder, por meio de seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Browder se apresenta como o maior investidor estrangeiro na Rússia até 2005, quando foi impedido de entrar no país e declarado ameaça à segurança nacional após denunciar casos de corrupção envolvendo empresas estatais russas.

Em 2008, seu advogado, Sergei Magnitsky, revelou um esquema de fraude fiscal que desviou US$ 230 milhões em impostos por meio de servidores do governo russo. Após denunciar o caso, Magnitsky foi preso, torturado e morreu na prisão em 16 de novembro de 2009. Desde então, Browder iniciou uma mobilização internacional para responsabilizar autoridades envolvidas em violações de direitos humanos e corrupção, o que culminou na criação da chamada Lei Magnitsky.

A legislação foi sancionada em 2012, no governo de Barack Obama, e prevê sanções econômicas, como congelamento de bens, bloqueio de contas bancárias e proibição de entrada nos Estados Unidos, direcionadas a indivíduos acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção sistêmica.

Alexandre de Moraes foi incluído em uma lista de sanções dos EUA no âmbito da Lei Magnitsky por sua atuação como relator do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil após as eleições de 2022, além de sua conduta em relação a plataformas digitais de origem norte-americana.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo