Automóvel de linha faz percurso do antigo trem em busca de deficiências na estrada férrea
Publicado em 10/08/2018 às 11:00


Uma equipe de ferroviários que era conhecida há anos por “trabalhadores da via permanente”, quando ainda existia a Estrada de Ferro Leopoldina, continua realizando o mesmo trabalho anterior da manutenção da segurança ao longo do trecho entre Vitória e Cachoeiro do Itapemirim.
Os ferroviários trabalham diariamente na remoção de galhos de árvores que caem das florestas às margens e centro da linha férrea, das pedras que rolam periodicamente por ocasião das fortes chuvas, e também procedem aos pequenos consertos ao longo da linha férrea.
Para realizar todo este trabalho, os ferroviários são transportados em um automóvel de linha. Além de transportar os homens para realizar os serviços, as pequenas máquinas carregam ainda muitos equipamentos utilizados na época dos trens de passageiros, turismo e cargas.
O ferroviário aposentado Jair Borgo, afirma que falta somente o trem retornar ao transporte de passageiros e cargas. “Como não existe mais estes tipos de serviços prestados à população, ficamos sonhando pelo retorno das máquinas arrastando os vagões, já que as linhas estão sendo mantidas”.
Outro aposentado, Antônio Boeno, comenta que nada mais correto que manter a linha férrea em bom estado como ocorre na atualidade. “Eles trabalham com o pensamento voltado para o retorno dos trens e por isso a qualidade da estrada permanece excelente, como naquela época quando éramos nós na pá e na enxada”.