Audiência pública debate a criação do Plano Diretor de Turismo e o empreendedorismo em Marechal Floriano

Publicado em 06/08/2022 às 12:15

Compartilhe

Texto: Julio Huber / Foto: Julio Huber

Texto: Juliano Rangel / Foto: Julio Huber

O empreendedorismo de Marechal Floriano será tema de uma audiência pública, na próxima terça-feira (09), às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal, que debaterá sobre a criação de um Plano Diretor de Turismo Municipal e o papel dos empreendedores locais. Proposta pela Comissão de Turismo do órgão legislativo, a iniciativa que estará aberta ao público e também apresentará uma palestra com um consultor do Sebrae.

Presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Marechal Floriano, o vereador Navar Boeno destaca um pouco do que será apresentado na audiência. “Será abordado a importância dos empreendedores locais no fomento do turismo do nosso município, além de proporcionar a criação de novas empresas, inovação, criação de valor e desenvolvimento de novas experiências, que são fatores fundamentais para que as atividades turísticas possam se desenvolver”, destaca o vereador.

Além do debate de ideias, durante a consulta pública o público presente terá acesso a uma palestra com Especialista em Estratégias para Negócios e Destinos Turísticos do Sebrae, Richard Alves. Os interessados em participar desta sessão devem se inscrever no link:  https://encurtador.com.br/joM38. O evento conta com o apoio e participação da Prefeitura de Marechal Floriano.

PLANO DIRETOR DE TURISMO MUNICIPAL – O vereador Navar explica que a criação de um Plano Diretor de Turismo também estará em discussão. “Construído de forma participativa e embasado em estudos realizados em campo e com dados secundários, o Plano apresenta uma estratégia desafiadora, mas dentro da realidade do município. Mais do que elaborar um plano, as estâncias têm como missão executá-los. E para isso, toda a comunidade precisa estar envolvida. O turismo não é responsabilidade exclusiva da Administração Pública Municipal, mas também dos empresários, das instituições de ensino, das entidades de classe, das associações e dos cidadãos”, enfatiza o vereador.

Segundo o vereador, esse tipo de Plano é estruturado em três grandes eixos estratégicos: Marketing, Organização Estrutural e Relações Ambientais. “Durante a etapa Diagnóstico, serão levantadas problemáticas a respeito da atividade turística em relação a esses três eixos. Já na etapa Prognóstico, as reuniões temáticas serão organizadas para que a comunidade discuta e proponha soluções para elas. As reuniões contam com a participação ativa dos presentes que, em grupos, as mesmas irão trazer soluções e definições às questões, o que contribuirá significativamente para a criação da Estratégia de Desenvolvimento Turístico”, explica Navar.

Por fim, ele reitera a importância da união de vários setores para a elevação do turismo local. “O turismo de Marechal Floriano deverá representar a somatória das entidades com um propósito único de desenvolver a atividade turística do município. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo será um instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção do turismo de Marechal Floriano, tendo como essência a coordenação e a cooperação intergovernamental”, encerrou o vereador.

Veja também

Estudantes-aprendem-a-utilizarem-cascas-de-frutas-e-legumes-em-Marechal-Floriano

Estudantes aprendem a utilizarem cascas de frutas e legumes em Marechal Floriano

Bairro-Alto-Marechal-ganhara-obras-de-reurbanizacao-nos-proximos-dias

Bairro Alto Marechal ganhará obras de reurbanização nos próximos dias

Onibus-do-Hemoes-fara-coleta-de-sangue-em-Afonso-Claudio

Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Afonso Cláudio

Domingos-Martins-recebe-recursos-do-Governo-do-Estado-para-editais-na-area-cultural

Domingos Martins recebe recursos do Governo do Estado para editais na área cultural

Campanha-eleitoral-comeca-hoje-16-nas-ruas-do-pais

Campanha eleitoral começa hoje (16) nas ruas do país

Conselho-de-Assistencia-Social-fara-eleicao-de-novos-membros-em-Domingos-Martins

Conselho de Assistência Social fará eleição de novos membros em Domingos Martins

Semana-sera-de-frio-e-chuva-em-boa-parte-do-Brasil

Semana será de frio e chuva em boa parte do Brasil

Ministerio-da-Saude-ativa-Sala-de-Situacao-para-combate-do-sarampo-no-Pais

Ministério da Saúde ativa Sala de Situação para combate do sarampo no País