Atletas que fizeram história no Pan e Parapan são recebidos no Palácio do Planalto

Publicado em 21/12/2023 às 09:07

Compartilhe

atletas-21-12-agencia-gov

Um merecido reconhecimento a quem leva o nome do Brasil aos pódios dos maiores eventos esportivos do mundo! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília, atletas que brilharam nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago, no Chile.

Com a maior parte das delegações brasileiras apoiadas pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, o Brasil fez as melhores campanhas da história nos dois torneios. O ministro André Fufuca destacou as conquistas, agradeceu a todos os atletas e anunciou que o Ministério do Esporte trabalha para reajustar os valores do Bolsa Atleta em 2024.

“O reajuste nós estamos trabalhando para que ele aconteça de acordo com a inflação acumulada do período. Nós temos 12 anos sem qualquer tipo de reajuste desse benefício. A gente trabalha para revisar esses valores e no começo do ano dar essa notícia positiva aos atletas brasileiros”, disse o ministro.

Participaram do evento atletas que disputaram os Jogos Pan-Americanos, como Rebeca Andrade, da ginástica artística, que conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, Bruna Alexandre, a primeira atleta paralímpica brasileira a disputar uma edição de Jogos Pan-Americanos, e atletas da Seleção de Ginástica Rítmica, como Nicole Pircio.

Atletas do paradesporto que disputaram os Jogos Parapan-Americanos também estiveram presentes, como Douglas Matera, o maior vencedor da competição no Chile, com oito medalhas de ouro, e Petrúcio Ferreira, atleta paralímpico mais rápido do mundo e campeão pan-americano nos 100m do atletismo, classe T47.

“Hoje é um dia que o presidente Lula fez questão de receber todos os atletas e atletas do paradesporto que representaram o Brasil, tanto no Pan como no Parapan. Nós tivemos um ano de realizações muito importantes a nível do esporte internacional. O sentimento é de orgulho e, acima de tudo, de gratidão a esses homens e mulheres que levam o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo. Fica aqui o nosso carinho, a gratidão e acima de tudo o nosso respeito aos atletas brasileiros que fazem que o Brasil seja uma pátria do esporte e dão orgulho a todos os brasileiros”, disse o ministro André Fufuca.

Brasil no Pan

O desempenho do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Chile foi histórico. Nossos atletas conquistaram o recorde de medalhas com 205 pódios. Foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes.

Do total, 184 medalhas foram conquistadas ou tiveram a participação de pelo menos um bolsista do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Ou seja, 89,75% das medalhas do Brasil em Santiago têm a “digital” do programa.

A delegação brasileira atingiu seu objetivo ao superar – e muito – os números de Lima 2019, em total de medalhas (169) e de ouros (54), além de repetir a segunda colocação no quadro geral de medalhas e ainda conseguir um grande número de vagas olímpicas. No total foram 140 vagas conquistadas direto para os Jogos de Paris 2024, incluindo esportes como o tênis de mesa, boxe e vela.

Brasil no Parapan

O Brasil conquistou a melhor campanha da história do país em Jogos Parapan-Americanos. Foram 343 medalhas no Chile, sendo 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.

Com isso, superamos os recordes de ouros e de pódios, que eram da edição de Lima 2019, com 124 medalhas douradas e 308 no total.

Soberano no topo do quadro geral de medalhas desde o primeiro dia de competições, o Brasil terminou muito à frente do segundo colocado, os Estados Unidos, que somaram 166 medalhas (55 ouros, 58 pratas e 53 bronzes). Colômbia, México e Argentina completaram os cinco primeiros lugares.

Das 343 medalhas conquistadas pelo Brasil, 335 tiveram a digital do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, contaram com a participação de pelo menos um bolsista. Isso dá 97,66% do total.

A delegação brasileira em Santiago contou com 339 atletas, incluindo goleiros do futebol de cegos, calheiros da bocha, pilotos e atletas-guia. Do total, 292 são apoiados pelo Bolsa Atleta, o equivalente a 86,72%.

Fonte/ Foto: Agência Gov

Veja também

mundo-15-04-Reproducao-Ansa

Série de terremotos provoca pânico no sul da Itália

geral-15-04-ft-GOV-FAB

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

geral-15-04-ft-reproducao

Inmet emite alerta de ciclone extratropical e chuva intensa no sul do Brasil

geral-15-04-ft-Agencia-Brasil

Terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep é pago nesta segunda-feira

agro-15-04-Tatiana-Caus-Incaper

Jardim Clonal Superadensado de Marilândia é exemplo de como plantar mais em espaço reduzido

chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela sua eliminação como problema de saúde pública

futebol-nas-montanhas

Hoje a bola rola para 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino nas montanhas

cafe

No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo