Artesanato alemão vira patrimônio e gera renda em Marechal Floriano

Publicado em 10/03/2017 às 12:49

Compartilhe

As conhecidas festas típicas e danças culturais de Marechal Floriano ganharam, há cerca de três anos, uma companhia na manutenção das raízes culturais da cidade. A pintura Bauermalerei, típico artesanato rústico alemão, chegou em 2014 e já conta com mais de 40 pintores. E até gerando renda. A arte, inclusive, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano.

O professor especialista na técnica e responsável pela primeira turma de alunos, Rogério Brambilla, conta que a pintura Bauer chegou a Domingos Martins, primeiramente, sendo trazida por uma professora à Marechal Floriano. Foi com ela que ele aprendeu, se aperfeiçoou e decidiu passar o conhecimento à diante, abrindo turmas no distrito de Santa Maria.

“A ideia sempre foi propagar a cultura alemã, nossa raiz, às famílias. Mais do que aprender a pintar, gostaria que elas levassem essa arte ao seu dia a dia, resgatando os costumes dos nossos colonizadores”, explicou.

As turmas do professor Rogério são formadas com cerca de 12 alunos, que se reúnem uma vez por semana, por duas horas consecutivas. Ele destaca que a técnica é passada em dez aulas, sendo as cinco primeiras de teoria e instrução, e o restante de produção. “As peças são comercializadas, o que também se torna uma oportunidade de renda para quem participa”, disse.

O grupo de pintores de Marechal Floriano já participou de vários eventos, como a Noite Alemã e a feira ArtSanto, além de ter suas peças expostas na Áustria e Dinamarca. Recentemente, a prática foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano, através da Lei Municipal 1.769/2016.

“A pintura Bauer essencial para o município, uma vez que resgata e contribui para a preservação da cultura alemã”, destacou a secretaria de Turismo e Cultura de Marechal Floriano, Maria Goretti Gerardt.

A próxima turma de pintura Bauer terá início no dia 20 de março e as vagas já foram preenchidas. Ainda não há data para novo curso.

Em entrevista ao Montanhas Capixabas, o prefeito Cacau Lorenzoni apontou que as áreas de cultura e lazer tem grande importância para o município e que vai trabalhar para fortalecer a divulgação dos atrativos de Marechal.

Bauernmalerei

O Bauer, que significa “pintura campestre”, se caracteriza pelas pinceladas livres e espessas de temas florais e animais, com traços de branco e fundo patinado. A técnica era inicialmente empregada para aprimorar, a partir do reaproveitamento artesanal de objetos metálicos ou de madeira, o ambiente do lar durante os longos períodos de guerra à que a Europa foi submetida até o século XX. Nos dias de hoje, ela é bastante difundida em todo o mundo graças à sua aura campestre e romântica.

[zt_gallery dir=”../images/materias/2017-03/bauer” width=”800″ height=”600″ thumbwidth=”135″ thumbheight=”101″][/zt_gallery]

Veja também

saude-15-07-ft-div-SESA-cirurgia

Espírito Santo soma mais de 70 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

geral-15-07-ft-gov-es-confecao-roupas-unidade-prisional

Unidade prisional confecciona conjuntos em TNT para pacientes em situação de rua

brasil-15-07-ft-Reproducao-Redes-Sociais-PMERJ-eperacao-policial-Rio

Rio tem megaoperação policial em dez favelas na manhã desta segunda

mundo-15-07-ft-Rebecca-DROKE-ataque-Trump

Trump dá primeira entrevista após levar tiro: ‘Deveria estar morto’

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba