Arte e transformação: escola estadual leva colorido e reflexões para muros e paredes

Publicado em 18/02/2022 às 13:15

Compartilhe

Arte-e-transformacao-escola

Texto e fotos: Cícero Modolo

Os muros externos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emílio Oscar Hulle, no centro de Marechal Floriano, ganharam desenhos e letras coloridas. Em uma intervenção coletiva, com uma equipe composta pelo professor e artista JocimarNalesso, juntamente com seus artistas parceiros – estudantes e ex-estudantes da escola -, a grafitagemganhou forma e cores e está sendo concluída esta semana.

Toda a extensão dos muros da escola, conforme idealizado pela professora de História e coordenadora do projeto, Jéssica Spadeto, receberam desenhos e estão com as pinturas sendo concluídas. O projeto também teve todo o apoio da diretora Lucelena Fernandes (Pity).

Os objetivos do projeto são, entre outros, pintar os muros da escola de maneira a contextualizar e valorizar a estética urbana local. Os desenhos são produções colaborativas entre estudantes da escola e do artista Jocimar. Cada aspecto do grafite busca refletir sobre temas como a história do município, seu legado patrimonial e questões sociais como o combate à violência de gênero e contra a mulher.

“A obra nos convida a repensar questões raciais e discriminatórias, permitindo que os estudantes compreendam as manifestações artísticas expressas através do grafite, além de ampliar as possibilidades expressivas e reflexivas desta arte”, disse a professora Jéssica.

A professora explicou que a proposta de estudar sobre o grafite foi uma demanda dos próprios estudantes. “No ano de 2017, eu e o professor Jocimar Nalesso iniciamos um projeto com os estudantes para dar voz e vazão aos seus ideais sociais e artísticos, por meio da pintura e grafitagem no muro da escola. A primeira tentativa consistiu na realização de uma ação em dois dias, autorizada pela diretora Pity”, contou Jéssica.

Ela explicou que nesse primeiro momento os estudantes puderam levar para o muro gravuras que refletiam suas bandeiras de lutas sociais a fim de embelezar e também conscientizar os moradores sobre temas como violência contra a mulher e racismo estrutural.

“Após a ação, que cobriu apenas uma parte do muro, a escola passou por uma reforma e os grafites foram retirados. Mas, essa iniciativa desencadeou uma vontade muito forte de grafitar, não apenas espaços aleatórios, mas todo o muro da escola. E foi assim que nosso projeto nasceu, da vontade de estudantes e professores de realizar uma intervenção artística e social e do desejo da municipalidade de incentivar a arte urbana, usando o muro da escola como uma galeria de arte a céu aberto”, explanou Jessica.

Segundo a diretora Pity, todo o material para realizar a pintura e grafitagemfoi adquirido com recursos próprios da instituição. Ela lembrou que a Paróquia de Sant’Ana autorizou a pintura do muro que fica em frente à escola. “Nós tínhamos um muro sem vida. Com esse projeto, a ideia é que eles valorizem ainda mais a escola, que é a segunda casa deles. Com isso, a gente conscientiza a importância do cuidar”, afirma a diretora.

Pityprosseguiu dizendo que a obra colaborativa é a materialização de um sonho conjunto, que envolve escola e sociedade civil. “Objetivamos tornar nossa cidade mais consciente e bonita, por meio do potencial transformador da arte urbana”, informou.

ARTE EM CRESCIMENTO – A arte urbana tem evoluído por todo o mundo, sendo o grafite um meio de expressão social e de comunicação específica por meio de cores e traços, geralmente praticada por jovens de regiões periféricas. Enquanto linguagem da arte urbana, o grafite é visualmente atrativo e capaz de potencializar a comunicação com o mundo.

Veja também

{33CA4D14-6A8E-AB12-7C24-DD7BE8BDEBAC}

Colheita de morangos vira roteiro de lazer em Alfredo Chaves

melão-freepik

Pesquisadores do Incaper participam de obra técnica sobre cultivo do melão

coluna-vida-saudavel

Aumento preocupante dos casos de transtornos mentais nos últimos anos

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-07-13 à(s) 10.15.53_dc4afd8a

Domingos Martins terá oficina inédita de pintura Bauernmalerei

Convento-Vila-Velha-Yuri-Barichivich

Linha de crédito para turismo no ES oferece até R$ 300 mil com juros baixos

29.05.2024 - Espírito Santo está entre os três estados com maior taxa de alfabetização do país (2)

Espírito Santo mantém desempenho estável na alfabetização e reforça compromisso com a leitura na idade certa

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País