Ano do resgate da tradição da pintura Bauer em Marechal Floriano

Publicado em 23/12/2017 às 09:55

Compartilhe

Cores, traços e uma tradição alemã que foi resgatada em 2017, despertando o interesse de diversos moradores de Marechal Floriano. Trata-se da pintura bauernmalerei, mais conhecida como bauer, técnica que se utiliza de pinceladas em forma de vírgula com temática floral sobre madeira e, em tradução literal, “pintura campestre”.

O primeiro a fomentar novamente a cultura no município foi Rogério Brambilla, que além de artesão, ministrou dois cursos para difundir a técnica no município com 12 pessoas cada turma. O primeiro, de iniciativa própria, foi realizado em março e o segundo, que teve o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, foi realizado maio.

“Neste ano, o bauer se tornou ainda mais conhecido no município e as pessoas nos procuram para fazer os cursos. Reativamos a Associação dos Artesãos e temos um lugar para mostrarmos a nossa arte. No próximo ano, queremos difundir ainda mais essa técnica e fomentar a cultura no município”, disse Rogério Brambilla.

Ano do resgate da tradicao da pintura Bauer em Marechal Floriano 2Rogério acrescenta que, além da madeira, a pintura bauer também pode ser adaptada em artesanatos de outros materiais, como vidro e metal, o que alguns artesãos de Marechal já têm feito. Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, incentivar o bauer é uma forma de valorizar a cultura alemã, que faz parte da história do município, e movimentar a economia por meio do incentivo ao artesanato.

“Dar visibilidade ao Bauer é dar visibilidade a nossa cultura e tradição alemã, além de movimentar a economia com a sua comercialização em feiras, como a Artesanto, que ocorreu em dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. A Prefeitura vai continuar apoiando os cursos e fomentando a técnica no município”, destacou Goreth.

Cursos para 2018

A previsão é que sejam ministrados pelo menos dois cursos em 2018. Segundo Rogério Brambilla, muitas pessoas já demonstraram interesse e, após o Carnaval, as aulas devem começar. Os interessados podem entrar em contato pelo número: (27) 99880-7454. O curso acontece no anexo da Igreja Católica de Santa Maria, em Marechal Floriano, uma vez por semana e dura nove encontros.

Veja também

soído

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)

café freepik

Tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo

hospital padre maximo

Jovem descobre gravidez no momento do parto, após diagnóstico errado de infecção urinária

ciam

Rede de apoio em Marechal Floriano registra atendimento a 70 mulheres em situação de vulnerabilidade em 2024

coabriel

Programa Conilon Eficiente transforma a gestão de 160 propriedades e impulsiona resultados

vinícula

Vinícola gaúcha prepara programação especial durante a colheita da uva