Alunos da Escola Jacomo Borgo visitam a Câmara Municipal em Marechal Floriano

Publicado em 21/11/2022 às 15:55

Compartilhe

Alunos-da-Escola-Jacomo-Borgo-visitam-a-Camara-Municipal-em-Marechal-Floriano

Texto e fotos: Cícero Modolo

Um grupo de 32 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacomo Borgo, de Araguaya, Marechal Floriano, participou, na última semana, de um projeto integrador que tem por tema geral Educação financeira. Esse projeto é idealizado pela professora Mariza Lube.

O encontro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal, iniciando pela biblioteca legislativa municipal e em seguida para o auditório vereador David Klippel. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Cezinha Ronchi, conversou com as crianças sobre os deveres dos parlamentares, funções do Poder Legislativo e história do município de Marechal Floriano.

A recepção foi realizada pelo servidor da Câmara Municipal, Valmere Santana, que encaminhou os alunos para o Espaço Cidadão e para a Biblioteca Legislativa Municipal, onde conversaram e apresentaram as atribuições de cada setor e curiosidades e fatos históricos de personagens do Brasil e do município. Em seguida, os alunos realizaram perguntas sobre o funcionamento da Câmara Municipal e das atribuições dos vereadores. Logo após os alunos foram encaminhados para o auditório vereador, David Klippel onde o presidente da Câmara Municipal estava aguardando para sua palestra.

“Hoje um dia especial para mim aqui na Câmara Municipal. Recebemos a visita dos alunos da Escola Jacomo Borgo de Araguaya. Conversar com esses jovens e palestrar para eles foi muito gratificante. Falamos sobre processo legislativo, principalmente sobre elaboração de Projetos de Lei Municipal, história dos vereadores do município e história de nosso município de Marechal Floriano. Parabéns a professora Mariza Lube, que foi a idealizadora do projeto, a professora Rúbia, pedagoga Idaiana Caetano de Aguiar e a diretora Alessandra de Freitas”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi.

Para a professora Mariza Lube, idealizadora do projeto, aprender sobre política na prática é indispensável para os jovens. “O intuito de trazê-los à Câmara é proporcionar o real contato com o que estão aprendendo em sala de aula. Ter um vereador para responder perguntas feitas por eles faz total diferença neste processo de aprendizagem. A escola Jacomo Borgo, por ser de tempo integral, tem uma matéria chamada Projeto Integrador, que tem por tema geral educação financeira. Nessa disciplina os alunos estudaram os poderes públicos e suas funções, desde âmbito nacional até municipal. Entramos na temática dos poderes do município – executivo e legislativo – quando puderam conhecer melhor os poderes e consequentemente a função de cada representante”, afirmou a professora.

Na programação do projeto, os alunos conhecem o Memorial Legislativo Vereador Jacomo Ronchi, a Biblioteca Legislativa Municipal, o Centro de Memória Legislativa e o Espaço Cidadão. Eles encerram o roteiro passando pelo plenário, onde são realizadas as sessões.

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido