Alunos da Escola Jacomo Borgo visitam a Câmara Municipal em Marechal Floriano

Publicado em 21/11/2022 às 15:55

Compartilhe

Alunos-da-Escola-Jacomo-Borgo-visitam-a-Camara-Municipal-em-Marechal-Floriano

Texto e fotos: Cícero Modolo

Um grupo de 32 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacomo Borgo, de Araguaya, Marechal Floriano, participou, na última semana, de um projeto integrador que tem por tema geral Educação financeira. Esse projeto é idealizado pela professora Mariza Lube.

O encontro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal, iniciando pela biblioteca legislativa municipal e em seguida para o auditório vereador David Klippel. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Cezinha Ronchi, conversou com as crianças sobre os deveres dos parlamentares, funções do Poder Legislativo e história do município de Marechal Floriano.

A recepção foi realizada pelo servidor da Câmara Municipal, Valmere Santana, que encaminhou os alunos para o Espaço Cidadão e para a Biblioteca Legislativa Municipal, onde conversaram e apresentaram as atribuições de cada setor e curiosidades e fatos históricos de personagens do Brasil e do município. Em seguida, os alunos realizaram perguntas sobre o funcionamento da Câmara Municipal e das atribuições dos vereadores. Logo após os alunos foram encaminhados para o auditório vereador, David Klippel onde o presidente da Câmara Municipal estava aguardando para sua palestra.

“Hoje um dia especial para mim aqui na Câmara Municipal. Recebemos a visita dos alunos da Escola Jacomo Borgo de Araguaya. Conversar com esses jovens e palestrar para eles foi muito gratificante. Falamos sobre processo legislativo, principalmente sobre elaboração de Projetos de Lei Municipal, história dos vereadores do município e história de nosso município de Marechal Floriano. Parabéns a professora Mariza Lube, que foi a idealizadora do projeto, a professora Rúbia, pedagoga Idaiana Caetano de Aguiar e a diretora Alessandra de Freitas”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi.

Para a professora Mariza Lube, idealizadora do projeto, aprender sobre política na prática é indispensável para os jovens. “O intuito de trazê-los à Câmara é proporcionar o real contato com o que estão aprendendo em sala de aula. Ter um vereador para responder perguntas feitas por eles faz total diferença neste processo de aprendizagem. A escola Jacomo Borgo, por ser de tempo integral, tem uma matéria chamada Projeto Integrador, que tem por tema geral educação financeira. Nessa disciplina os alunos estudaram os poderes públicos e suas funções, desde âmbito nacional até municipal. Entramos na temática dos poderes do município – executivo e legislativo – quando puderam conhecer melhor os poderes e consequentemente a função de cada representante”, afirmou a professora.

Na programação do projeto, os alunos conhecem o Memorial Legislativo Vereador Jacomo Ronchi, a Biblioteca Legislativa Municipal, o Centro de Memória Legislativa e o Espaço Cidadão. Eles encerram o roteiro passando pelo plenário, onde são realizadas as sessões.

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano