Alinhamento raro de planetas poderá ser visto nesta sexta-feira

Publicado em 28/02/2025 às 14:10

Compartilhe

886

Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (28), o céu será palco de um fenômeno astronômico raro: todos os planetas do Sistema Solar — Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — estarão alinhados, formando um arco visível logo após o pôr do sol. Esse evento, conhecido como “desfile planetário”, não acontece com frequência e só voltará a ser visto em grande escala em 2040, daqui a 15 anos.

O alinhamento vem se formando desde janeiro, mas atinge seu ápice agora, quando Mercúrio se posiciona na mesma linha de visada dos demais planetas. Esse fenômeno ocorre devido às diferentes velocidades orbitais de cada planeta ao redor do Sol. Enquanto a Terra completa uma volta em um ano, Júpiter, por exemplo, leva 12 anos. Em determinados momentos, essas órbitas coincidem de forma que, da perspectiva terrestre, os planetas parecem se alinhar no céu.

Como observar o fenômeno

A boa notícia é que não será necessário nenhum equipamento especial, como telescópios ou binóculos, para apreciar o evento. No entanto, algumas condições podem tornar a observação ainda melhor. O ideal é escolher um local com o horizonte oeste desobstruído, sem prédios ou montanhas, e torcer para que o céu esteja limpo, sem muitas nuvens.

Entre os planetas alinhados, Vênus e Júpiter serão os mais fáceis de identificar, pois brilham intensamente no céu noturno. Já Urano e Netuno, por serem mais distantes, podem ser difíceis de visualizar a olho nu, mas aplicativos de astronomia para celular podem ajudar na localização.

No Brasil, o melhor horário para acompanhar o fenômeno será por volta das 19h45 (horário de Brasília), logo após o pôr do sol. Quem estiver em regiões com menos poluição luminosa terá uma experiência ainda mais privilegiada.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana