Alimentação saudável é tema de projeto no CEMEI Maria Knidel Lube

Publicado em 01/09/2017 às 19:42

Compartilhe

Promover o conhecimento sobre a alimentação saudável para as crianças, de forma educativa e participativa. Essa foi a ideia trabalhada nos últimos meses de julho e agosto no CEMEI Maria Knidel Lube, em Santa Maria, Marechal Floriano, com o projeto “Comer bem para crescer saudável”.

alimetacao saudavel e tema de projeto 2A iniciativa contou com a participação das turmas do maternais um, dois e três, e dos alunos da educação infantil, fase pré um e dois. Além disso, os nove professores – Cátia Celene Zambom Huber – Elizandra, Joana, Meuryane, Juiliana Littig, Juliana Stein, Mariana, Rosiane e Deisiane -, juntamente com as crianças, focaram não somente na alimentação saudável, mas também na importância das raízes, dos legumes, das frutas, das verduras e dos grãos.

Os males causados pelos alimentos industrializados e os alimentos poucos saudáveis também foram abordados pelo projeto, que também proporcionou aos participantes o manuseio e a degustação de pratos de vários alimentos, como frutas, legumes e sucos.

alimetacao saudavel e tema de projeto 3Com uma proposta de desenvolver o projeto por meio de uma metodologia lúdica e prazerosa, foram elaboradas várias pesquisas, gráficos, receitas, histórias, poemas, músicas, pinturas com diferentes texturas e cores. Também foram confeccionadas pirâmides alimentares, plantio de grãos e raízes, e simulações de compras em um supermercado utilizando sistema monetário com uma cartilha informativa.

TODOS ENVOLVIDOS – Além dos alunos e professores, o projeto também contou com a participação dos familiares, da equipe pedagógica e da diretora Olineide Stein. Também houve uma palestra com a nutricionista do município, Gleiciane Cevati Vieira Nunes, e um momento de apresentações musicais e peças teatrais.

Cada professor também ofereceu aos visitantes lembrancinhas das receitas de pratos saudáveis, mudas de verduras e raízes, chips de batata doce, folders informativos, que abordavam as doenças causadas por conta da má alimentação e os dez passos para se manter uma alimentação saudável, além do que é certo e errado na hora dos pais prepararem as lancheiras de seus filhos.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!