Alerta de grande perigo para chuvas intensas no Espírito Santo é emitido após reunião emergencial

Publicado em 24/01/2023 às 21:23

Compartilhe

Minoso do Sul

Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação

Uma reunião urgente foi realizada, no final da tarde desta terça-feira (24), entre representantes de órgãos nacionais e das Defesas Civis dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para falar sobre o risco de chuvas intensas para as próximas horas nos três Estados.

Além das Defesas Civis estaduais, o encontro reuniu representantes dos órgãos de monitoramento que integram o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CPRM).

De acordo com o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, o objetivo da reunião foi realizar o alinhamento das previsões de riscos e a pactuar as ações de preparação e proteção junto à população dos três Estados.

Segundo dados do Inmet, há previsão de chuvas intensas, entre a noite desta terça-feira (24) e amanhã (25), em áreas dos três Estados. O acumulado pode passar de 100 milímetros em áreas pontuais. Há riscos de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e riscos de deslizamentos.

Ruas do município de Brejetuba foram tomadas pelas águas das fortes chuvas na tarde de hoje

Desde ontem (23), uma série de sistemas meteorológicos de baixa pressão atuaram sobre a região Sudeste do Brasil, ocasionando elevados acumulados de precipitação, que em algumas localidades superou 300 milímetros. No final da tarde e início da noite de hoje, chuvas intensas e alagamentos estão sendo registrados em diversos municípios capixabas, de Norte a Sul. Assista abaixo ao vídeo de moradores nadando em rua alagada em Mimoso do Sul.

Em Brejetuba, na Região Serrana, ruas ficaram alagadas na tarde de hoje. Em Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul e em Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul, também ocorreram inundações. Mais cedo, o alerta era para o risco de transbordamento do Rio Doce, em Linhares, no Norte capixaba.

“Com os altos volumes de chuvas previstas, esperam-se elevados riscos para desastres geológicos (movimentos de massa) e hidrológicos (alagamentos, enxurradas e inundações)”, destaca o comunicado.

Foi a partir desta previsão que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio do Cenad, promoveu a reunião emergencial. O Cenad alterou do nível operacional para alerta laranja e mantém monitoramento meteorológico 24h. Os órgãos do Sistema Federal de Preparação e Resposta também foram notificados.

CHUVAS FORTES – Armin Braun destacou que as chuvas no Espírito Santo se intensificam na noite desta terça-feira e se estendem durante as próximas 24 horas. “Importante alertar que vai chover nos próximos três dias, mas a intensidade é nas próximas horas. Como já tem chovido bastante no Estado nos últimos dais, há riscos de inundação, já que os rios já estão cheios, e quando chove nas cabeceiras, há aumento repentino dos níveis de água. Há também risco de escorregamento de terra, porque o solo está encharcado”, enfatizou.

O diretor do Cenad orientou que a população fique atenta aos sinais de rachaduras em residências, inclinação de postes, água muito barrenta e rachaduras em solos. “Esses são alguns sinais de que pode ocorrer escorregamento de terra nessa região. Nesses casos, as pessoas devem imediatamente sair das casas”, destacou.

Braun sugeriu que quem quiser receber os alertas, deve enviar uma mensagem via SMS para o número 40199, informando o número do CEP da sua cidade. Sempre que houver alertas meteorológicos, o sistema envia uma mensagem aos números cadastrados. Em caso de emergências, a orientação é buscar informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo