Alemanha doa cerca de R$ 1,1 bi para ações ambientais no Brasil

Publicado em 30/01/2023 às 16:47

Compartilhe

5966bc82-89ba-47ee-99cd-55d5dd80f6ef

Foto: Bernard Ferreira

A contribuição de 203 milhões de euros será dividida entre diferentes iniciativas, entre elas o apoio aos Yanomami

Nesta segunda-feira (30), os governos do Brasil e da Alemanha fizeram um anúncio conjunto para detalhar uma contribuição do país europeu no valor de 203 milhões de euros a serem investidos em ações ambientais.

O anúncio foi feito em Brasília, após um encontro entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze.

Os 203 milhões de euros, que na cotação atual se aproximam de R$ 1,1 bilhão, serão divididos entre diferentes iniciativas. O Fundo Amazônia, do qual a Alemanha é uma das principais financiadoras, receberá 35 milhões de euros.

Cerca de 31 milhões de euros serão repassados aos estados da região da Amazônia para projetos de proteção e uso sustentável de florestas, alinhados com o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm).

O valor de 29,5 milhões de euros será investido num fundo garantidor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que pequenas e médias empresas tomem empréstimos para iniciativas de eficiência energética na região.

O reflorestamento de áreas degradadas também será contemplado no aporte da Alemanha e receberá um empréstimo de 13,1 milhões de euros para pequenos agricultores utilizarem em projetos de reflorestamento de áreas degradadas.

O valor também inclui o crédito de 80 milhões de euros para que agricultores tomem empréstimos com juros reduzidos no Banco do Brasil para reflorestar suas terras.

Também será realizado o apoio de 9 milhões para dois projetos a serem feitos pela GIZ, empresa federal alemã que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável.

A GIZ também prestará consultoria junto do Ministério de Minas e Energia no valor de 5,37 milhões de euros para um projeto de fomento de energias renováveis para descarbonização na indústria e no setor de transportes.

Ajuda aos Yanomami

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, aproveitou o anúncio do aporte para afirmar que o governo federal destinará recursos do Fundo Amazônia nas ações humanitárias ao povo Yanomami.

A grave crise de saúde tem provocado mortes de adultos e crianças devido à contaminação do leito dos rios por mercúrio e doenças como desnutrição e malária.

“Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem: a questão da saúde; o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades; a parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades, e isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso dentro dessas comunidades”, disse Marina Silva.

Fonte: Portal iG

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo