Agerh desenvolve aplicativo que prevê seca e inundação

Publicado em 11/07/2023 às 08:16

Compartilhe

hidroes

Dando mais um passo em inovação e tecnologia na gestão de recursos hídricos, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) desenvolveu o aplicativo Hidro ES, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Ministério Público Estadual (MPES). O objetivo do aplicativo é monitorar, em tempo real, a situação de vazão da Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória.

O Hidro ES, que será administrado pela Agerh, é uma ferramenta de controle hídrico, que permite realizar a previsão sobre inundação e seca do rio Santa Maria da Vitoria, responsável pelo abastecimento dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

O aplicativo conta com um sistema de previsão, que permite fornecer diariamente aos usuários informações em tempo real sobre as vazões. Além disso, é possível observar cenários de escassez hídrica por um período de dez dias. Para o diretor-presidente, Fábio Ahnert, essas ações são mais um avanço do Governo do Estado para ampliar ainda mais a gestão de recursos hídricos.

“O Hidro ES é mais um importante passo na constante evolução institucional do Governo do Estado, oferecendo mais uma tecnologia para auxiliar as ações na gestão de recursos hídricos. Além disso, permite uma articulação entre as instituições, os usuários de água e o comitê de bacia hidrográfica da região sobre o desenvolvimento de ações positivas para minimizar os danos climáticos”, pontuou Fábio Ahnert.

Com o acompanhamento mais preciso do cenário hídrico da região, também é possível desenvolver ações de prevenção para minimizar os impactos nas atividades econômicas e para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população da região.

O promotor de Justiça do MPES, Marcelo Lemos Vieira, destacou a importância da parceria no desenvolvimento Hidro ES. “O MPES tem um prazer muito grande de estar nessa parceria. A água realmente é um bem jurídico tutelado importante do direto ambiental, o direito fundamental de todos, de toda a sociedade”, acrescentou Lemos.

“O aplicativo permite ter o monitoramento da vazão do rio Santa Maria da Vitória na palma das mãos e em tempo real. Esse aplicativo é fundamental para o acompanhamento das condições, seja para agricultores, geração de energia elétrica ou qualquer usuário do rio Santa Maria”, destacou o professor de Engenharia Ambiental da Ufes, Diogo Duarte.

Para o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva, o lançamento do aplicativo reforça a atenção que a empresa tem dado à questão hídrica. “Temos uma longa trajetória de ações e projetos voltados ao uso responsável desse recurso tão valioso, que é a água, a partir de inúmeras parcerias com órgãos públicos, academia e sociedade organizada”, disse.

“O app é uma importante ferramenta para empresas e poder público, diante da tomada de decisões mais imediatas e efetivas para mitigar os impactos e tomar medidas preventivas; e para o cidadão comum, que terá acesso facilitado a informações sobre a disponibilidade de água na sua região, além de aumentar a conscientização ambiental”, completou João Bosco.

O aplicativo é gratuito e está disponível para download na versão Android, na Play Store. A versão para iOS estará disponível em breve.

Saiba mais sobre Hidro ES:

O aplicativo rastreia a localização do usuário por meio de GPS, fornecendo a vazão programada para a área em que ele se encontra. O sistema de previsão permite fazer uma estimativa das vazões de dez dias. Essa estimativa é feita com base nas previsões de precipitação de modelos meteorológicos, onde as informações são recebidas em tempo real de forma automática.

Fonte: Governo ES

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023