Afonsoclaudenses invadem os pontos turísticos de Porto Seguro (BA) no feriadão

Publicado em 02/11/2016 às 10:54

Compartilhe

Não foi nada combinado, mas não poderia ser melhor o encontro de quase trezentas pessoas, em um passeio na cidade onde Cabral determinou que fosse rezada uma missa no ilhéu da Coroa Vermelha, a primeira missa celebrada em solo brasileiro, quatro dias após ter desembarcar em Porto Seguro. Foi do píer de Cabrália que iniciamos nossa aventura.

Turma animada, educada, mas sem abandonar a latinha, embarcamos em escunas equipadas, seguras, e navegamos mansamente pelo rio até a Praia de Santo André, com tempo para banhos de mar e caminhada. O almoço foi ali perto e a maioria preferiu caminhar até o restaurante no povoado de Santo André, onde a comida era bem “temperada”, uiuiuiuiui.

Lá, tivemos um tempo para descanso e retomada da energia. Em seguida tomamos rumo até a Ilha do Sol, conhecida pelos variados doces, bebidas confeccionadas artesanalmente. Entre vários licores a base de álcool, com nomes inusitados, muitos preferiram o “xixi do caboclo” e a “xereca da índia”. O tradicional banho de lama preta também estava inserido no pacote.

Durante a navegação desfrutamos de paisagens pitorescas, conhecemos um pouco mais da história do local, por meio dos nossos guias Kaique e De Sá, que animaram a galera com músicas baianas e muitas brincadeiras. O passeio foi até mais divertido. Um dos Barcos deu pane e precisou ser puxado e foi uma animação só e muita zoação.

Passeamos pela foz do Rio João Tiba, com paisagens exuberantes, formadas por recifes e manguezais, desfrutando da primeira Praia Santo André. A região a APA de Santo Antônio, situada na foz do Rio João Tiba em Santa Cruz Cabrália, que tem como destaque, a praia de Santo André, enseada de águas calmas e mornas voltadas para o mar, o rio e a ilha Paraíso.

No litoral sul, no dia 26 de Abril de 1.500, num banco de coral na Praia de Coroa Vermelha foi rezada a primeira Missa de Páscoa. A partir daí, muitas outras foram celebradas naquele que se tornou o país mais católico do mundo. Ilhas Cabrália foi nome dado ao local por conta de Pedro Alvares Cabral. Foi lá no píer de Santa Cruz de Cabrália que iniciamos esse passeio inesquecível.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!