Afonso Cláudio é reconhecido por lei como a Capital Estadual da Biodiversidade

Publicado em 03/05/2017 às 13:25

Compartilhe

Os assuntos biodiversidade, ecologia e ecossistema estão na moda entre as pessoas que se preocupam com o futuro do mundo. Afonso Cláudio sempre foi um município rico em belezas naturais e característica única, com formação rochosa, cachoeiras, vales e áreas cobertas pela Mata Atlântica. Esse conjunto, preservado pelos munícipes, garante a biodiversidade no município, tão explorado pelos pesquisadores.

afonso claudio capital da biodiversidade 1Biólogos já fazem de Afonso Cláudio seu “centro de estudos” de pássaros raros, uma atração à parte. O município apresenta aos turistas, locais onde o papagaio Chauá e o Muriqui do norte, ambos com risco de extinção, podem ser vistos. Os pesquisadores de pássaros raros, como a Águia Chilena e outras espécies, encontram no Cantinho dos Três Pontões, seu recanto de estudos. Outras regiões do município também recebem os estudiosos no assunto.

Biólogos e aventureiros de vários países chegam quase que diariamente ao município a fim de registrar e catalogar as raridades da região. A grande incidência de espécies endêmicas, àquelas que só ocorrem em uma determinada região, foi publicada pelo Atlas Socioambiental Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu. O estudo foi realizado por uma equipe formada por técnicos de instituições de diversas áreas.

A “Cidade das Cachoeiras” entra definitivamente para a história da biodiversidade brasileira, como a Capital Estadual da Biodiversidade, título proposto pelo deputado estadual José Carlos Nunes (PT), e aprovado na Câmara dos Deputados, conforme Lei 10.646 de 27/04/2017, sancionada em 28/04/2017. Reconhecimento que vai alavancar o turismo de observação de aves em Afonso Cláudio. É lá que os pássaros raros dão o ar da graça.

Veja também

geral-15-07-ft-gov-es-confecao-roupas-unidade-prisional

Unidade prisional confecciona conjuntos em TNT para pacientes em situação de rua

brasil-15-07-ft-Reproducao-Redes-Sociais-PMERJ-eperacao-policial-Rio

Rio tem megaoperação policial em dez favelas na manhã desta segunda

mundo-15-07-ft-Rebecca-DROKE-ataque-Trump

Trump dá primeira entrevista após levar tiro: ‘Deveria estar morto’

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado