Adultos com até 40 anos já são maioria de internados em UTIs no país

Publicado em 24/04/2021 às 10:59

Compartilhe

Dados divulgados este mês pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), mostram que, pela primeira vez desde o início da pandemia, pacientes com menos de 40 anos são a maioria dos internados em unidades de terapia intensiva (UTI). A infectologista da Unimed Vitória Ana Carolina D’Ettorres afirma que essa realidade também começa a acontecer no Espírito Santo.

“Temos observado um aumento no número de internados em UTI com menos de 50 anos. E isso pode estar ocorrendo por vários motivos: vacinação dos mais idosos, uma tendência das novas variantes a infectar pacientes mais jovens ou a falta de medidas de precaução mesmo”, alerta.

O estudo da Amib revelou que, no último mês mais de 58,1% das internações em UTI foram de adultos com até 40 anos, num total que ultrapassa os 20 mil leitos. A pesquisa foi feita a partir de uma amostra que englobou 20.865 leitos de UTI no país, cerca de 25% de todas as unidades.

Quando feita uma comparação com os meses anteriores, os pacientes mais jovens representavam cerca de 45% dos internados. Enquanto isso, a ocupação de idosos acima dos 80 anos nas UTIs caiu 42%, aponta o estudo. O número está diretamente relacionado à vacinação para essa faixa etária.

Ana Carolina acredita que as aglomerações feitas por jovens estão contribuindo para que o vírus se espalhe com maior velocidade entre grupos de pessoas mais novas. O isolamento social e o respeito aos protocolos de higiene e saúde ainda são os melhores remédios para conter a propagação do vírus. Com o ritmo da vacinação ainda lento, a população terá que esperar até que a imunização alcance níveis mais altos para só então retornar gradualmente ao convício social.

Veja também

96793

Azul tem inscrições abertas para nova edição de seu programa de trainee

96791

Auxílio emergencial volta a ser pago na terça; veja o calendário da 6ª parcela

96789

Enforcador pode fazer mal aos cães? Adestrador explica o uso do equipamento

banestes-auxilio

Operações de crédito emergencial atingem mais de R$ 720 milhões liberados pelo Banestes

96787

Mega-Sena: duas apostas dividem prêmio de R$ 23,5 milhões

96785

Cachorros de Cingapura se tornam influencers no Instagram

© Myke Sena/MS

Covid-19: Brasil tem 21,2 milhões de casos e 590,5 mil mortes

© Luiz Erbes/S.E.R. Caxias/Direitos Reservados

Caxias elimina Portuguesa nos pênaltis e está nas oitavas da Série D