Ação junta Prefeitura e agricultores por uma saúde melhor no campo e cidade

Publicado em 09/03/2017 às 11:50

Compartilhe

Um caminhão cheio com 7 cerca de mil de embalagens vazias de defensivos agrícolas, os chamados agrotóxicos. Esse é o resultado da 18º Campanha Campo Limpo, realizada junto aos produtores ruaris de Marechal Floriano.

A iniciativa é fruto da cooperação entre a Prefeitura Municipal, o Instituto de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e Associações de Agricultores de Marechal. Um dos responsáveis pela ação, o técnico do Incaper César Krohling, explicou que o objetivo é auxiliar o produtor, além de garantir a saúde de quem trabalha no campo e de quem consome as águas e alimentos na cidade.

“É obrigação legal do produtor rural levar a embalagem vazia de volta para a loja onde ele comprou o agrotóxico. Mas essa logística reversa não é tão simples, envolve custos e riscos. Então muita gente acaba queimando as embalagens, que geralmente são de papelão por fora e plástico por dentro. Ou mesmo jogando em córregos e açudes. Os dois descartes são errados e geram riscos à saúde e ao ambiente. Por isso fazemos a campanha”, frisa.

César disse que a campanha é anual esta edição aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro, onde foram recolhidas, no Centro de Agronegócios cerca de 7 mil embalagens entre herbicidas, inseticidas e fungicidas. “Participaram cerce de 60 produtores rurais. Cada um que trouxe a embalagem, ganhou mudas de pitanga, acerola, ipês rosa e amarelo, jequitibá rosa, cedro, entre outras. A Campanha é também oportunidade para conversarmos com cada produtor e informar que damos curso gratuito de aplicação correta do agrotóxico”, lembra.

0 campo limpoO agrônomo disse também que as mudas vieram do viveiro localizado em Jucuruaba, Viana. E que os agricultores já haviam doado para o mesmo palha de café e esterco para a produção das mudas usadas na campanha. E não parou por aí. A iniciativa privada também deu sua contribuição. “Todas as embalagens coletadas foram recolhidas pela Casa do Adubo, que as redirecionará para São Paulo, onde serão recicladas”, revela.

Da Prefeitura de Marechal vieram os suportes técnico e logístico. “Além de levar os adubos e ir buscar as mudas, a Prefeitura cedeu a área do Centro de Agronegócios, onde fica a Secretaria Municipal de Agricultura, para a realização da campanha”, conclui César.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, os produtores rurais representam uma das maiores forças de Marechal Floriano. Ele declarou ao Montanhas Capixabas que o setor será sempre uma prioridade na sua administração com a manutenção de estradas, busca de mais pavimentações, além da assistência técnica

Veja também

alfredo chaves decreto

Alfredo Chaves publica decreto para organização administrativa e financeira

aeroporto em cachoeiro

Governo do Estado dá início às obras do Aeroporto de Cachoeiro

beija flores

Ciência e natureza: dispositivo monitora hábitos dos beija-flores

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano

Rainha Italemanha (1)

Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

jacaré em mf

Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores

uso da ia

Uso da Inteligência Artificial aumenta a eficiência no Governo do Estado

radio ES

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade