Ação junta Prefeitura e agricultores por uma saúde melhor no campo e cidade

Publicado em 09/03/2017 às 11:50

Compartilhe

Um caminhão cheio com 7 cerca de mil de embalagens vazias de defensivos agrícolas, os chamados agrotóxicos. Esse é o resultado da 18º Campanha Campo Limpo, realizada junto aos produtores ruaris de Marechal Floriano.

A iniciativa é fruto da cooperação entre a Prefeitura Municipal, o Instituto de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e Associações de Agricultores de Marechal. Um dos responsáveis pela ação, o técnico do Incaper César Krohling, explicou que o objetivo é auxiliar o produtor, além de garantir a saúde de quem trabalha no campo e de quem consome as águas e alimentos na cidade.

“É obrigação legal do produtor rural levar a embalagem vazia de volta para a loja onde ele comprou o agrotóxico. Mas essa logística reversa não é tão simples, envolve custos e riscos. Então muita gente acaba queimando as embalagens, que geralmente são de papelão por fora e plástico por dentro. Ou mesmo jogando em córregos e açudes. Os dois descartes são errados e geram riscos à saúde e ao ambiente. Por isso fazemos a campanha”, frisa.

César disse que a campanha é anual esta edição aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro, onde foram recolhidas, no Centro de Agronegócios cerca de 7 mil embalagens entre herbicidas, inseticidas e fungicidas. “Participaram cerce de 60 produtores rurais. Cada um que trouxe a embalagem, ganhou mudas de pitanga, acerola, ipês rosa e amarelo, jequitibá rosa, cedro, entre outras. A Campanha é também oportunidade para conversarmos com cada produtor e informar que damos curso gratuito de aplicação correta do agrotóxico”, lembra.

0 campo limpoO agrônomo disse também que as mudas vieram do viveiro localizado em Jucuruaba, Viana. E que os agricultores já haviam doado para o mesmo palha de café e esterco para a produção das mudas usadas na campanha. E não parou por aí. A iniciativa privada também deu sua contribuição. “Todas as embalagens coletadas foram recolhidas pela Casa do Adubo, que as redirecionará para São Paulo, onde serão recicladas”, revela.

Da Prefeitura de Marechal vieram os suportes técnico e logístico. “Além de levar os adubos e ir buscar as mudas, a Prefeitura cedeu a área do Centro de Agronegócios, onde fica a Secretaria Municipal de Agricultura, para a realização da campanha”, conclui César.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, os produtores rurais representam uma das maiores forças de Marechal Floriano. Ele declarou ao Montanhas Capixabas que o setor será sempre uma prioridade na sua administração com a manutenção de estradas, busca de mais pavimentações, além da assistência técnica

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!