Ação do “Novembro Azul” promoveu a conscientização sobre câncer de próstata em Marechal Floriano
Publicado em 05/12/2024 às 08:39
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Marechal Floriano realizou, no dia 30 de novembro, uma ação especial voltada à orientação e prevenção do câncer de próstata, como parte da campanha Novembro Azul. O evento aconteceu na Unidade de Saúde Dr. Cezar Vello Puppim, das 8h às 12h.
A programação incluiu um acolhimento com café da manhã, às 8h, seguido de uma palestra sobre a saúde do homem às 9h. A partir das 10h, foram oferecidos atendimentos médicos voltados para a saúde masculina, e, às 11h, ocorreu o sorteio de brindes, encerrando as atividades.
Uma iniciativa diferenciada foi a disponibilização de exames de Antigénio Específico da Próstata (PSA), marcador utilizado para detectar alterações na próstata. Os 43 primeiros homens que chegaram ao local tiveram acesso gratuito ao exame.
O evento busca conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde, alinhando-se aos esforços nacionais da campanha Novembro Azul.
“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos”, ressaltou Angelica Lavagnoli Rossin, referência técnica da atenção primária da saúde do município.
Dados da incidência do câncer de próstata no Estado
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor maligno de maior incidência entre os homens no país. A estimativa do INCA em 2023, foi de 1.740 casos de câncer de próstata no Espírito Santo.
De acordo com dados do Painel de Oncologia, em 2022, foram 1.096 novos casos diagnosticados. Em ambos os anos, o câncer de próstata é o segundo principal câncer em homens no Estado, atrás apenas de neoplasias malignas da pele.
Em relação aos óbitos, o câncer de próstata figura como a sétima principal causa em homens no Estado em 2023, com 251 mortes pela doença. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).