Academia de Polícia Militar do Espírito Santo celebra 51 anos de existência

Publicado em 20/09/2023 às 09:33

Compartilhe

51-anos-policia

A Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES) celebrou na manhã desta segunda-feira (18), em Cariacica, seus 51 anos de existência, mantendo a tradição de ser protagonista na formação, habilitação e aperfeiçoamento policial militar.

Em meio aos eventos que marcaram a cerimônia, destaca-se a entrega da “Medalha Mérito da Educação Policial”, instituída pela Portaria n° 1.094-R, de 04 de julho de 2023, com o propósito de homenagear e reconhecer militares, civis e instituições que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o processo de ensino-aprendizagem na PMES. Essa medalha é entregue aos agraciados anualmente durante o aniversário da APM/ES.

Outro momento importante foi o ato solene de abertura dos jogos da camaradagem, no qual o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, juntamente com o comandante da APM/ES, tenente-coronel Marcos Almeida de Oliveira, e os alunos oficiais acenderam a pira,  em alusão ao início dos jogos da camaradagem

Logo após as honrarias e a abertura dos jogos, o tenente-coronel Marcos Almeida de Oliveira, comandante da APM/ES, fez uso da palavra e parabenizou os militares que compõem o efetivo da APM/ES pela resiliência, dedicação e altruísmo na formação dos soldados da terra de Ortiz. E fez uma citação de Alexandre C. Guimarães: “Assim como no fogo é forjado o aço, no calor dos campos de batalhas são formados os melhores soldados”. 

Em seguida, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, fez uso da palavra e parabenizou a APM/ES pela passagem de seu aniversário, destacando a nobre função na formação de policiais militares: “A história da importantíssima Academia de Polícia Militar, onde as dificuldades iniciais foram imensas, mas ao longo dos 51 anos de existência, graças ao esforço de oficiais e praças que trabalharam incansavelmente para transformar o ensino da PMES, a APM/ES se tornou o centro de excelência e qualidade”, e concluiu: “Aqui hoje formamos oficiais e praças combatentes e especialistas. Os cursos ministrados aqui estão em conformidade com os mais elevados padrões nacionais e internacionais de ensino policial, com grades curriculares voltadas para a defesa da sociedade, o respeito à vida e aos direitos humanos. Aqui ensinamos aos nossos neófitos o verdadeiro sentido de servir e proteger as pessoas, mesmo com risco da própria vida”.

Para encerrar a cerimônia, a tropa formada sob o comando do aluno oficial Rodrigo de Jesus Vendler desfilou em continência à maior autoridade presente, o coronel Douglas Caus, comandante da PMES.

A APM/ES reafirma seu compromisso com a segurança e a dedicação à formação de policiais militares exemplares. Ao longo desses 51 anos, tem sido o pilar fundamental para o serviço de proteção ao povo capixaba, e esta jornada de excelência continuará a moldar os heróis de Ortiz.

“Academia de Polícia Militar, berço dos heróis de Ortiz.”

Fonte: PMES

Veja também

agro-28-05-ft-incaper-divulgacao-morango

Domingos Martins recebe capacitação sobre cultivo semi-hidropônico de morango

agro-28-05-ft-divulgacao-seag

Governador abre a colheita do café arábica em Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A comemoração dos 489 anos de Vila Velha teve show de inclusão e do Alemão do Forró

turismo-28-05-ft-divulgacao-setur

Projeto transforma Estrada de Ferro Leopoldina em polo turístico no Espírito Santo

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

brasil-27-05-ft-Rafa-Neddermeyer-alunos-enem

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje