Abril verde: mês dedicado à promoção do ambiente de trabalho saudável

Publicado em 03/04/2024 às 08:01

Compartilhe

saude-03-04-freepik

Foto: Freepik

O mês de abril é marcado pela realização de atividades de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, por meio do Abril Verde. Para este ano, as ações se voltam à promoção do ambiente de trabalho saudável.

Para a coordenadora do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT), Liliane Graça Santana, abordar a temática da saúde mental e trabalho auxilia a dar visibilidade e intensificar, com os municípios, a importância de notifica-la como uma doença relacionada ao trabalho.

“O nosso objetivo, com o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), é poder ao longo de todo mês intensificar ações e debates sobre a identificação e prevenção dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, de forma a promover a saúde mental no ambiente de trabalho em todo Estado, assim como o ambiente de trabalho saudável”, destacou.

O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) é um grupo de trabalho que visa à atuação em locais como rodovias, empresas, sindicatos para sensibilizar e criar a cultura de prevenção e promoção da Saúde do Trabalhador. O grupo é formado por membros da Secretaria da Saúde (Sesa), do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES), do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo (SRT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

De acordo com a coordenadora do NEVISAT, os dados notificados como transtornos mentais relacionados ao trabalho não refletem a totalidade de casos, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS), no relatório “Diretrizes sobre a Saúde Mental no Trabalho”, contabiliza que cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano devido à depressão e ansiedade.

No Espírito Santo, em 2023, foram registradas 149 notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho, representando 1,03% de todas as notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no Estado.

“Portanto, implementar a notificação adequada nos sistemas de informação do SUS auxilia em uma melhor compreensão do perfil de trabalhadores atingidos, não apenas daqueles segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, dão visibilidade a esse tipo de adoecimento e permitem a elaboração de políticas públicas mais eficazes”, pontuou Liliane.

Para reforçar as ações sobre o tema, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT), e em parceria com o Getrin, promove ao longo do mês webinários voltados aos profissionais de saúde e demais trabalhadores. Já no dia 29 de abril acontece o II Simpósio de Saúde Mental e Trabalho, que reunirá autoridades, profissionais da saúde, trabalhadores, representantes sindicais e público em geral para uma conversa sobre esta temática, e tem o formulário de inscrição já disponível neste link (https://forms.gle/QgpcEfhvCUubSWF59). Veja a programação completa das ações no final do texto.

Reconhecer os riscos e promover ações de melhorias

Para a promoção do ambiente de trabalho saudável é importante que os empregadores estejam atentos e que realizem ações para mitigar os fatores de risco para o sofrimento e adoecimento mental no trabalho, que muitas vezes estão relacionados a forma como o trabalho é organizado e gerenciado.

O Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT), que tem entre suas responsabilidades a realização da análise da situação de saúde dos trabalhadores, ações de educação em saúde e inspeção de ambientes e processos de trabalho, lista entre os principais fatores psicossociais de risco no trabalho a carga e as horas excessivas de trabalho; a falta de controle e autonomia sobre o próprio trabalho; a ‘subcarga’ (monotonia, baixa demanda, falta de criatividade); a pressão por produtividade; o ritmo intenso; o distanciamento entre os níveis hierárquicos; problemas de comunicação; assédio moral e outras formas de violência no trabalho; entre outros.

“É preciso que empregadores invistam na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e busquem a implementação de programas de promoção à saúde mental no trabalho que superem a esfera individual, que muitas vezes se limita a reduzir o adoecimento no trabalho a questões individuais. Por isso, é preciso identificar fatores organizacionais que possam estar diretamente relacionados ao sofrimento de um grupo de trabalhadores, embora cada pessoa possa manifestar esse sofrimento e esse adoecimento de formas diferentes”, explicou Natália Maria de Souza Pozzatto, psicóloga que atua no NEVISAT.

Sobre o Abril Verde

Abril é o mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, no conhecido Abril Verde. No Estado, o mês é reconhecido em lei (Lei Nº 10.728/2017) e consolidado no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Espírito Santo (Lei Nº 11.212/2020).

Com objetivo de dar visibilidade à temática, as celebrações do Abril Verde são marcadas também por duas importantes datas, como o dia 07, que é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28, que é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.

Ao longo de todo o mês o Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT) estará promovendo, em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), webinários aos profissionais de saúde e demais trabalhadores interessados no tema. Além disso, no dia 29 ocorre o II Simpósio de Saúde Mental e Trabalho.

Dados da Vigilância em Saúde do Trabalhador

Neste ano, de janeiro a março, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), foram notificados 3.311 acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, sendo as principais notificações ligadas a trabalhadores da construção civil, profissionais de saúde, motoristas de caminhões e trabalhadores rurais. Neste mesmo período, foram confirmados 22 óbitos ligados a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Em 2023, no Estado, foram notificados 14.351 acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, sendo as principais notificações ligadas aos acidentes e trabalho em geral, com 8.363 notificações; aos acidentes por animal peçonhento relacionados ao trabalho, com 2.047 notificações; e aos acidentes de trabalho com exposição a material biológico, com 1.663 notificações. Foram confirmados 116 óbitos ligados a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Ainda segundo os dados de 2023, o perfil desses casos notificados aponta que os acidentes atingiram tanto os trabalhadores formais quanto os informais, sendo o maior número de vítimas aqueles que atuam como trabalhadores rurais, pedreiros, e técnicos de enfermagem. Entre as atividades econômicas de maior registro de acidentes estão a construção civil, a agropecuária, serviços de saúde e comércio.

Serviço:

Programação das ações do Abril Verde

1º Webinário – “Nexo e notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho”
Dia: 10/04
Horário: 14h
Público-alvo: profissionais da saúde, trabalhadores, público em geral.
Link: https://us02web.zoom.us/j/82201949069

2º Webinário – “Assédio moral no trabalho”
Dia: 17/04
Horário: 14h
Público-alvo: profissionais da saúde, trabalhadores, público em geral.
Link: https://us02web.zoom.us/j/81602667818

3º Webinário – “Saúde mental e trabalho na RAPS”
Dia: 22/04
Horário: 14h
Público-alvo:profissionaisda Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Link: https://us02web.zoom.us/j/86093675917

II Simpósio de Saúde Mental e Trabalho
Dia: 29/04
Horário: 8h às 17h
Local: TRT 17ª – Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 – Enseada do Suá, Vitória
Público-alvo:profissionais da saúde, trabalhadores, representantes sindicais, público em geral.
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/QgpcEfhvCUubSWF59

Fonte: Governo ES

Veja também

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual

geral-22-04-ft-divulgacao

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

agro-22-04-ft-favesu

Venda Nova se prepara para a 7ª edição da maior feira de avicultura e suinocultura capixaba FAVESU

brasil-22-04-fi-reprocucao-x

Supremo nega suspensão de multa do TSE a Bolsonaro

mat-paga-22-04-brasil-3

Os melhores serviços para impulsionar o Instagram: minha experiência pessoal