ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

A Contribuição de um botânico italiano para a ciência em Santa Teresa

Publicado em 10/06/2024 às 13:44

Compartilhe

arte-e-cronica

Giuseppe Raddi (1770-1829), nascido em Florença na Itália foi um dos primeiros europeus a estudar a flora brasileiras. Esteve no Brasil entre 1817–1818, onde conheceu a flora tropical (Baldini & 2018) e posteriormente descreveu a espécie de quaresmeira mais comum nas florestas de Santa Teresa: Pleroma estrellense (Raddi) P.J.F.Guim. & Michelang.

Suas flores colorem a paisagens com suas flores de um roxo vibrante duas vezes por ano, primeiro na quaresma, depois em outubro. Na obra em que apresenta a quaresmeira pra ciência, Raddi comentou sobre esta e outra espécie próxima da família de plantas Melastomataceae: “…sono delle piú belle di questa famiglia per ragione del numero, colore e grandezza de suoi fiori…” (…estão entre as mais belas desta família pela quantidade, cor e tamanho das flores (…)”

Raddi também estudava as gramíneas, taquaras e bambus. Foi autor de um dos primeiros trabalhos com as gramíneas das Américas “Agrostografia Brasiliensis (1823)”. Foi homenageado com o gênero de bambu herbáceo Raddia, que ocorre em Santa Teresa em regiões como a do Rio 15 de Agosto e nas matas próximas ao IFES.

Sendo aparentemente um cara modesto, Raddi questionou a validade do gênero Raddia (1823), e o incluiu em sua delimitação de Olyra (outro gênero de gramíneas). Entretanto, o gênero estava correto! Após o estudo do DNA, se comprovou que todas as espécies de Raddia formam um grupo natural de plantas (grupo que inclui a espécie ancestral e todas suas descendentes) (Oliveira et al., 2014) sendo assim, o gênero Raddia continua válido para a ciência!

O INMA abriga em sua coleção herbário (MBML) exemplares de Raddia, das quaresmeiras entre outras espécies relacionadas ao trabalho do italiano fiorentino. Algumas espécies descritas por Raddi e que fazem parte da flora do Espírito Santo são:

A Aroeira-vermelha/pimenta-rosa – Schinus therebinthifolia Raddi, cujos frutos são considerados uma especiaria, utilizadas como tempero.

O caeté-banana – Heliconia-banana – Heliconia farinose Raddi

A Orquídea Cyrtopodium glutiniferum Raddi

Mais informações sobre o trabalho de Giuseppe Raddi podem ser consultados em Riccardo M. Baldini & Lia Pignotti (2018): Giuseppe Raddi (1770–1829): an Italian and Florentine naturalist, pioneer on Brazilian territory, his contribution to the knowledge of the Neotropical Flora and his legacy to the biodiversity of the third millennium, Webbia, DOI:10.1080/00837792.2018.1444463 https://doi.org/10.1080/00837792.2018.14444631

Veja também

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia