Espírito Santo se une aos estados da região Sudeste no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública

Publicado em 29/09/2021 às 08:47

Compartilhe

1-33

Texto: Governo ES / Foto: Crédito/Divulgação: Governo de São Paulo

Com o intuito de unir as ações dos estados da região Sudeste para aprimorar o combate à violência, foi inaugurado, nessa segunda-feira (27), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sudeste (CIISPR-SE), com sede na capital paulista.

O secretário de Estado da Justiça do Espírito Santo, Marcello Paiva de Mello, participou da cerimônia de inauguração com os governadores de São Paulo, Joao Dória; de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; do Rio de Janeiro, Claudio Bomfim de Castro e Silva; e do secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo.

A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, representa o investimento de R$ 2 milhões em recursos humanos e equipamentos. O projeto reunirá equipes multidisciplinares compostas por profissionais do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e São Paulo, além de órgãos federais, que atuarão em conjunto no combate, prevenção e repressão às atividades criminosas.

“O Espírito Santo tem alcançado resultados significativos na área da segurança pública. No primeiro semestre deste ano, nosso Estado registrou redução dos homicídios e aumentou a apreensão de armas. O sistema prisional está equilibrado, e temos diversas ações de prevenção com o Programa Estado Presente. Essa cooperação técnica, por meio do Centro Integrado de Inteligência, promove ações ainda mais estratégicas no enfrentamento à violência, o que traz mais segurança à população”, destacou o secretário da Justiça, Marcello Paiva de Mello.

Estrutura

O CIISPR-SE conta com salas de reunião, capacitação, coordenação e laboratório, além de espaço para analistas e colaboradores. Atualmente, além da Região Sudeste, já foram estabelecidos CIISPs nas Regiões Norte, Nordeste e Sul. As unidades são integradas ao CIISP Nacional, instalado em Brasília, formando a Rede CIISP.

Com a ativação do CIISPR-SE, a rede CIISP passará ter acesso a mais de 400 bases de dados das 27 unidades federativas do País.

Veja também

agro-29-04-fot-div-Rev.-Negocio-Rural

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

saude-29-04-Jose-Cruz-Agencia-Brasil

Quem tem papilomatose respiratória recorrente entra em grupo prioritário para vacina do HPV

agro-29-04-Foto-Cadu-Gomes-VPR

BNDES lança na Agrishow linha de crédito rural própria ao agronegócio

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

geral-28-04-ft-MTE

Ministério do Trabalho e a luta por direitos das trabalhadoras domésticas

esportes-28-04-ft-Matchroom

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

saude-28-04-ft-div-sesa

Primeira visita canina traz alegria e esperança a paciente do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”

brasil-27-04-Reproducao-Instagram-greve

Greve nas universidades federais ganha força e está prestes a completar um mês