Aproveite intervalo das doses contra Covid-19 para se vacinar contra a Influenza

Publicado em 26/08/2021 às 08:53

Compartilhe

Vacina-Influenza-1-1-3

Texto: Governo ES / Foto: Divulgação

Desde o início da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, há quatro meses, o Espírito Santo registra no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) uma cobertura vacinal de 68% dos grupos prioritários em que há meta de vacinação. A mudança deste cenário, ainda preocupante devido à baixa adesão da população, pode ser possível. É o que explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

“A população capixaba, em especial a do grupo prioritário, deve se imunizar contra a gripe. O intervalo entre as doses da Covid-19, em caso de esquemas de duas doses, é uma oportunidade para se vacinar contra a Influenza e, assim, fazermos com que o índice de cobertura do Estado volte a ser referência em todo país, como nos últimos anos”, ressaltou a profissional.

Danielle Grillo explica que no caso dos grupos prioritários, definidos por serem grupos de pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença, a vacinação contra a gripe precisa ser mantida anualmente. Ela destaca ainda que a vacina Influenza já está disponível, desde julho, a toda população acima dos seis meses de idade.

“Entendemos a preocupação das pessoas em relação à vacina da Covid-19, mas também precisamos compreender que a vacina da gripe é para ser tomada todos os anos. Podemos ter as duas, seguindo o intervalo de 14 dias entre elas. Então, se tomou a vacina contra Covid-19 hoje, espere 14 dias e procure o serviço de saúde de seu município para se vacinar contra a gripe também”, pontuou.

A vacinação contra a gripe em tempos de pandemia da Covid-19 se torna ainda mais importante. “A vacina reduz casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves e consequentemente a pressão assistencial nos serviços de saúde, podendo auxiliar ainda no diagnóstico precoce da Covid-19”.

Dados Influenza

Até esta terça-feira (24), a cobertura vacinal dos públicos-prioritários é de 74,5% para crianças; 71,1% para gestantes; 72,7% para puérperas; 62,4% trabalhadores da saúde; 104,4% indígenas; 65% idosos; e 49,6% para professores.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro