Dia da Estação comemora 121 anos em Marechal Floriano

Publicado em 13/05/2021 às 14:40

Compartilhe

Uma comemoração praticamente sem programação devido a presença da doença Covid-19. Assim está sendo a lembrança inesquecível da passagem do trem de cargas, passageiros e turistas: a comemoração sempre foi denominada oficialmente como “Dia da Estação de Marechal Floriano”.

Servidores municipais e de outras categorias não trabalharão nesta data (13 de maio), atendendo à Lei Municipal 0054 – 93. Apenas parte dos estabelecimentos comerciais não mantém de portas fechadas, diferente da antiga estação, que é lembrada hoje e na atualidade como Museu da Imigração.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Gorete Pereira Pinto Gerhardt, anualmente ocorre uma comemoração singela entre os servidores nesta data de hoje do prédio da antiga ferrovia, o atual Museu da Imigração. “Estamos atendendo ao decreto do Governo Estadual, que proibe aglomerações e por isso os servidores do município guardam este feriado em suas casas”.

O ferroviário aposentado José Moacyr Borgo afirma que trabalhou por décadas neste local onde era a estação ferroviária e sempre se sentiu feliz ao passar por este local e observar turistas e demais visitantes. “Apesar de passarmos por uma situação que jamais gostaríamos, mesmo fechada, irei ver o nosso ninho querido que é a estação”.

O morador antigo Ernani Nalesso, 70 anos, lembra-se desde criança o prazer e a alegria que era ter o trem parando na antiga estação ferroviária desta cidade. “Naquela época já festejamos pegando carona no trem, que era um divertimento inigualável para a meninada e hoje, o Museu da Imigração, precisa se manter com as portas fechadas devido à pandemia”.

Veja também

café -julio huber

Incaper leva ao Prointec orientações em fruticultura, pecuária e cafeicultura de montanha

Imagem do WhatsApp de 2025-12-08 à(s) 11.31.49_e8e943c5

Festa da Penha 2026 divulga programação com mais de 40 missas, 14 romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado

carro sendo abastecido - freepik

Sefaz realiza 21 bloqueios preventivos no setor de combustíveis no segundo semestre de 2025

ciclone_regioes

Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria elevam risco de temporais no Sudeste

HQF_0641-1

Governo do Estado lança pacote de editais do DER-ES com mais de R$ 930 milhões em investimentos

Imagem do WhatsApp de 2025-12-09 à(s) 08.10.12_99347c5f

Acidente na BR-262 deixa motorista morto em Marechal Floriano

IMG_2391

Governo do Estado anuncia investimentos em infraestrutura rural e contenção de encostas em João Neiva

casa branca -freepik

EUA reafirmam Doutrina Monroe e buscam reforçar influência no Hemisfério Ocidental