Estado abre novos leitos de UTI no Hospital Dr. Jayme Santos Neves para tratamento da Covid-19

Publicado em 17/03/2021 às 14:14

Compartilhe

O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou, na manhã desta quarta-feira (17), a abertura de 15 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, que é uma das unidades de referência para atendimento a pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. São oito novos leitos e outros sete que fazem parte de adequação estrutural realizada na unidade localizada no município da Serra.

Em sua fala, Casagrande citou a adoção da quarentena de 14 dias em todo o território capixaba a partir desta quinta-feira (18), visando o enfrentamento à pandemia. “A medida foi necessária, pois chegamos a 91% da taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado. A redução na interação das pessoas em virtude da quarentena vai permitir que a gente possa fazer a gestão dos leitos para que não falte atendimento. Até o momento, não faltou leito para nenhum capixaba. Todos foram atendidos”, afirmou.

Casagrande prosseguiu: “Tínhamos até ontem 243 leitos de UTI aqui no Jayme, que é nossa unidade referência, e agora estamos abrindo mais 15 leitos de UTI. A abertura de leitos é importante e salva muitas vidas, mas é fundamental que as pessoas se cuidem para não colapsar o sistema de saúde. O Governo irá cumprir a sua parte e abrir 900 leitos até o fim de abril, então peço a todos que façam sua parte.”

A partir de agora, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves passará a disponibilizar 258 leitos de UTI à população capixaba, sendo o 2º maior hospital para atendimento a Covid-19 no País. A nova ampliação faz parte do programa “Programa Leitos Para Todos”, que está na segunda fase de expansão de leitos no Espírito Santo.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, ressaltou o esforço do Governo do Estado em garantir o acesso ao tratamento adequado da Covid-19 à população capixaba. “Lembramos à população que vivemos em um momento crítico e destacamos também o trabalho árduo do Estado em poder dar acesso a todos os cidadãos capixabas ao leito de UTI e de enfermaria para ter o seu tratamento adequado no SUS”, reforçou.

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é fruto de um investimento de mais de R$ 165 milhões em recursos próprios do Governo do Estado e foi entregue à população capixaba em 2013. Destinado a 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é administrado por uma Organização Social – a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense, contratada por meio de edital público. Entre os anos de 2013 e 2019, realizou quase sete milhões de atendimentos, entre consultas e exames.

Em 2020, a unidade teve o seu perfil de atendimento ser transformado. Referência em traumas ortopédicos e neurocirúrgicos, gestação de alto risco materno e fetal, além de contar com um Centro de Tratamento de Queimados referência para todo o Estado, a unidade precisou adequar o seu perfil ao cenário de pandemia enfrentado pelo mundo.

A rede estadual de saúde sofreu alterações e o Hospital Dr. Jayme se tornou referência para atendimentos aos casos graves e potencialmente graves do novo Coronavírus. Em 72 dias, a unidade entregou 210 leitos de Tratamento Intensivo (UTI), um investimento de mais de R$ 25 milhões do Governo do Espírito Santo. Para isso, foram contratados cerca de mil novos funcionários.

Veja também

medicamentos

Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

gengibre

Expo Gengibre terá exposição, palestras e atrações culturais em Santa Leopoldina

maio-amarelo

Detran|ES lança Maio Amarelo com programação de ações para sensibilizar capixabas

Bombeiros-do-Espirito-Santo-partem-para-missao-no-Rio-Grande-do-Sul

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

jogos-da-juventude

Espírito Santo anuncia intenção em sediar os Jogos da Juventude em 2026

Febre-bovina

Brasil se autodeclara livre de febre aftosa sem vacinação

furta-energia

Proprietário rural furta energia para secar café

cARLINHO-BORBOLETA

ESPECIAL ELEIÇÕES 2024: Carlinhos Borboleta “não descarta ninguém” para compor chapa a prefeito em Domingos Martins