Remédio contra Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Publicado em 12/03/2021 às 14:30

Compartilhe

Em pronunciamento na manhã desta sexta-feira (12), representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram que foi registrado o primeiro medicamento para ser usado no tratamento de pacientes com Covid-19. O remdesivir, aprovado pela Anvisa, é um antiviral desenvolvido pela companhia biofarmacêutica Gilead Sciences.

Desde 2020, o remdesivir vem sendo testado nos Estados Unidos de forma experimental para o tratamento da Covid-19, tendo sido autorizado pela Food and Drug Administration para pacientes hospitalizados em estado grave pela doença.

A FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, liberou o uso do antiviral remdesivir para casos moderados e graves de Covid-19 no dia 22 de outubro do último ano. Até então, ele era autorizado só em caráter emergencial.

O anúncio do registro do medicamento no Brasil foi feito pelo gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, em pronunciamento nesta manhã. O uso experimental em pacientes com a Covid-19 já vinha sendo feito no Brasil desde o dia 26 de junho do último ano. Os detalhes sobre os resultados obtidos pelo medicamente ainda estão sendo divulgados.

REMDESIVIR – Desenvolvido para tratamento do ebola, o remdesivir se mostrou promissor contra o SARS-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19, nas primeiras análises in vitro. Após essa primeira etapa, dois estudos mostraram uma recuperação mais rápida dos pacientes que usaram a droga.

Em um deles, porém, houve aumento de efeitos adversos, principalmente sintomas gastrointestinais, aumento de transaminases e bilirrubinas e piora do status cardiopulmonar. Apesar disso, os estudos não alcançaram relevância estatística, mostrando a necessidade de novos ensaios clínicos para entender o real benefício do medicamento.

VACINA – Também foi anunciado pelo representante da Anvisa o registro oficial da vacina de Oxford, já usada em caráter emergencial. A vacina do consórcio AstraZeneca/Oxford terá uma etapa de produção no Brasil, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A autorização permite que a vacina seja aplicada em pessoas acima de 18 anos.

 

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial