Novas variantes da Covid-19 já podem estar circulando por todo o país e trazem alerta

Publicado em 17/02/2021 às 13:54

Compartilhe

Depois de Manaus, outras cidades iniciaram o alerta para o risco de colapso no sistema de saúde com o aumento de casos devido às novas variantes do vírus. Nesta semana, a cidade paulista Araraquara iniciou o lockdown para conter a situação, já que novos casos foram confirmados pelas variantes.

Para o especialista Prof. Dr Euclides Matheucci, co-fundador da DNA Consult, mesmo que as variantes não tenham sido confirmadas em outras cidades, é possível que elas já estejam circulando em todo o país. O professor também alerta sobre os riscos maiores de transmissão.

“É muito provável que a cepa de Manaus já esteja circulando em todo o país e isso trará problemas muito sérios para todos nós. Há evidências que sugerem que algumas das mutações na variante P.1, detectada em Manaus, podem afetar a transmissibilidade e perfil antigênico, o que pode comprometer a capacidade dos anticorpos gerados por uma infecção natural anterior ou por vacinação de reconhecer e neutralizar o vírus. Um estudo recente relatou um conjunto de casos em Manaus em que a variante P.1 foi identificada em 42% dos espécimes sequenciados no final de dezembro. Nesta região, estima-se que aproximadamente 75% da população tenha sido infectada com SARS-CoV2 em outubro de 2020. No entanto, desde meados de dezembro, a região observou um aumento de casos. O surgimento desta variante levanta preocupações sobre um potencial aumento na transmissibilidade ou propensão para a reinfecção de indivíduos por SARS-CoV-2”, afirma Matheucci.

O especialista também explica que os métodos diagnósticos são determinantes para descobrir as novas variantes, reforçando que o melhor método é o PCR em tempo real que possui análise simultânea dos genomas do vírus.

“É importante comentar sobre a eficiência do PCR Tempo Real no diagnóstico das diferentes variantes. Esta metodologia é indicada pelo CDC, OMS e Anvisa, onde são analisados simultaneamente dois segmentos do genoma viral. A maioria dos laboratórios têm trabalhado com o PCR analisando apenas um segmento do genoma viral. Uma publicação científica recente mostra que a análise de 10.022 genomas do SARS CoV-2 revelou 5775 variantes distintas. Isso significa que a análise de apenas uma sequência do genoma viral é altamente perigosa e pode resultar em laudos falsos negativos. A qualidade do diagnóstico é muito importante neste momento”, acrescenta Euclides.

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua