Projetos devem impulsionar o turismo em nove municípios das montanhas do Espírito Santo

Publicado em 09/02/2021 às 14:54

Compartilhe

Referência quando se fala em turismo no Espírito Santo, a região de montanhas do Estado deve ficar cada vez mais em evidência nos próximos anos, com a execução de dezenas de ações que estão sendo preparadas pelas prefeituras dos nove municípios que compõem a região turística Montanhas Capixabas. Sinalização turística, capacitações, criação de novos circuitos, investimentos em infraestrutura e embelezamento de cidades são alguns dos exemplos.

Portíco de Domingos Martins okAlém dos projetos municipais, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, que é a instância de governança turística local, também apoia todas as iniciativas de melhoria na infraestrutura dos municípios, de acordo com as prioridades de cada cidade.

A entidade também promove projetos envolvendo toda a região e projeta realizar parcerias públicas e privadas para investir no setor, como em trabalhos de divulgação dos municípios e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo que compõem a região. Apesar de boas perspectivas para o setor, os gestores de turismo são unânimes em afirmar que a pandemia da Covid-19 continua sendo o principal desafio para 2021.

Em Venda Nova do Imigrante, a secretária de Turismo, Cultura e Artesanato, Carla Caliman Terra, contou que o site (www.descubravendanova.es.gov.br) está sendo reformulado e há um trabalho intensificado para divulgar o município pela internet. Além de treinamentos ofertados aos empresários do setor, os acessos às propriedades do agroturismo estão recebendo constantes melhorias. Eventos ligados ao agroturismo estão sendo planejados, mas a execução depende da redução dos casos de Covid-19.

Cascata do Galo Domingos MartinsA secretária de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio, Fabiana Binow, contou que o foco da atual administração é o turismo. “No primeiro momento estamos trabalhado as mídias sociais para divulgar e promover os atrativos turísticos”, contou. Ela ainda afirmou que haverá um empenho em buscar recursos para investir em infraestrutura e a expectativa é a retomada de importantes eventos municipais. O fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo e a sensibilização e o envolvimento do empresariado também estão entre as metas.

Em Domingos Martins, a secretária interina de Cultura e Turismo, Dulciele Stein Suela, contou que será realizada uma campanha de marketing para conscientizar a população martinense sobre a importância da atividade turística, e ela disse que estão sendo realizadas pesquisas de fluxo turístico para entender o comportamento dos visitantes. O objetivo é melhorar a relação da comunidade com os turistas. Também serão realizados eventos em parceria com a iniciativa privada, já que em 2020 quase todos os eventos foram cancelados. “Nosso maior desafio é fomentar o turismo seguro, tendo em vista que a vacina ainda não está disponível para todos”, enfatizou.

Em Brejetuba, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Adaugiza Badaró Cremasco, afirmou que o turismo será totalmente reformulado. Um dos projetos é a construção de um portal turístico. “Os planos são muitos, mas aguardamos a diminuição da pandemia. No momento estamos organizando a volta da banda municipal de Brejetuba”, relatou.

O secretário de Administração Cultura e Turismo de Conceição do Castelo, Marcel dos Anjos Oliveira, revelou que já está em planejamento o desenvolvimento do Parque do Emboque e a intenção é incentivar o turismo religioso e melhorar a estrutura física das cachoeiras. Também serão recuperados os casarões antigos que faz parte o acervo cultural e incentivar o projeto cama e café, com objetivo de reforçar o setor hoteleiro.

Araguaia Marechal Floriano 2Conhecido com o tradicional evento de Corpus Christi – que deverá ser reformulado -, em Castelo o turismo religioso será incentivado, juntamente com o agroturismo, esportes de aventura e turismo gastronômico. A afirmação é do secretário municipal de Turismo e Cultura, Giani Marcio Coradini. “Temos um plano muito audacioso, que é fazer com que os turistgas, inclusive a própria população, conheçam Castelo de uma forma nunca antes vista”, garantiu. E para isso, também serão desenvolvidas rotas turísticas, feitas melhorias dos acessos aos inúmeros atrativos do município, implantada sinalização turística e divulgado o setor em mídias sociais.

Em Marechal Floriano, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, informou que o objetivo principal é a retomada dos trabalhos do Conselho Municipal de cultura e do Conselho Municipal de Turismo, para que as ações previstas para os próximos anos possam ser executadas. Também estão sendo previstas a publicação de um documentário histórico, a confecção de um folder promocional, realização e apoio a eventos, reforço na sinalização turística, entre inúmeras outras ações que estão sendo planejadas para os próximos quatro anos.

Em Laranja da Terra, o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Rodrigo Crauzer, tem como meta reintegrar o município ao mapa turístico nacional. Outro trabalho da Secretaria é desenvolver o turismo rural no município. “Estamos buscando parcerias para capacitar as pessoas ligadas ao setor, e vamos implantar a sinalização turística em todo o município. Também vamos embelezar com flores alguns pontos importantes da cidade, e iremos reestruturar o acesso à Pedra dos Cinco Pontões”, informou o secretário.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Vargem Alta, Elias Abreu de Oliveira, o Maninho, enfatizou que o trabalho será voltado à estrutura do município. Ele citou como exemplo a Cachoeira do Caiado, que está tendo um grande fluxo turístico e receberá uma atenção especial, assim como outras cachoeiras. O turismo de observação de aves e o Circuito Turístico da Uva e do Café também serão desenvolvidos. “Queremos criar outros circuitos como o das águas, o religioso e o do mármore. Já vamos iniciar projetos de paisagismo e deixar o município preparado para receber os visitantes”, afirmou.

 

Veja também

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória