TSE identifica e desmente fake news sobre urnas eletrônicas

Publicado em 21/10/2020 às 11:19

Compartilhe

A Coalizão para Checagem e o Comitê Estratégico, dois grupos voltados para o combate à desinformação nas Eleições 2020, identificaram notícias falsas sobre urnas eletrônicas. As fake news, publicadas em 2018, voltaram a circular em redes sociais nos últimos dias, às vésperas do pleito de 2020.

Uma delas, diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusou consultoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME) para desenvolver um modelo de urna com impressão do voto.

Anúncio

Na nota de esclarecimento publicada em 2018, o TSE já desmentido a informação. Tanto o Exército quanto a Marinha e a Aeronáutica – bem como o próprio TSE – negaram a existência da proposta de consultoria.

A respeito da segurança do processo de votação, o TSE destaca que a urna eletrônica, utilizada desde 1996 nas eleições brasileiras, é auditável, além de os sistemas serem abertos para fiscalização e possibilidade de aperfeiçoamento.

Na semana passada, os sistemas eleitorais foram lacrados em evento que contou com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, da Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Anúncio

A lacração é uma espécie de blindagem que impede qualquer tentativa de alteração dos sistemas da urna eletrônica.

Veja também

congresso nacional 1

Veja quantos votos os deputados federais eleitos no ES tiveram em cada município das Montanhas Capixabas

Minimalist Family Three Photo Collage-1

Flávio e Lula vão ao segundo turno da eleição presidencial

assembleia legislativa do ES

Camila Valadão é a deputada estadual mais votada e PL conquista maior bancada na Assembleia Legislativa

Lucas Polese

Lucas Polese (PL) é o recordista histórico de votos para Deputado Federal no ES

GOVENADORES

Pazolini e Ferraço avançam para o segundo turno na disputa pelo Governo do Espírito Santo

senadores es

Renato Casagrande e Evair de Melo são eleitos para o Senado no Espírito Santo

capa

Longas filas dificultam votação no Espírito Santo

447

Votação registra primeiros crimes eleitorais nas montanhas capixabas