Vitória (ES): Cidade Sol celebra 469 anos com diversos atrativos turísticos

Publicado em 08/09/2020 às 19:00

Compartilhe

Dona de um dos centros históricos mais antigos do país e formada por um arquipélago de 33 ilhas, Vitória, capital do Espírito Santo, comemora, nesta terça-feira (08.09), 469 anos. A “Cidade Sol”, como é conhecida, esbanja belezas naturais, cultura, gastronomia e história ímpares, além de um povo acolhedor, o que a tem tornado um destino turístico nacional em ascensão. Entre os atrativos, a localidade se destaca pelos vários parques urbanos, trilhas com mirantes e monumentos naturais, entre eles, o Penedo de Vitória, a Pedra da Cebola e a Pedra dos Olhos.

Mas quem pensa que Vitória se resume a esses pontos turísticos está enganado. Quem for à cidade não pode deixar de provar a culinária local, liderada pela deliciosa Moqueca Capixaba e que está presente no cardápio da maioria dos restaurantes da capital. Diferente das demais moquecas do país, o prato tem em sua receita o urucum, que dá cor ao alimento, e o azeite de oliva. Outra distinção é a preparação na panela de barro, feita pelas artesãs do bairro da capital, Goiabeiras Velha. Elas moldam, queimam e tingem o recipiente com cascas tiradas diretamente de manguezais.

Após se deliciar com os quitutes capixabas, os turistas não podem deixar de passar no Centro Histórico da cidade. A capital possui um dos mais antigos do país, ao lado de São Paulo (SP) e Ouro Preto (MG), e conta com igrejas, museus, teatros e escadarias que detalham a cultura vitoriense. O Theatro Carlos Gomes, por exemplo, é um dos mais visitados pelos turistas. Seu projeto arquitetônico foi baseado em uma mistura de estilos em que predomina o neoclassicismo. Em 1983, o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Os turistas podem conhecer, ainda, o Convento de São Francisco, considerado por muitos historiadores a segunda construção franciscana mais antiga do Brasil, e a Igreja Nossa Senhora do Monte Carmo, que teve sua fachada tombada em 1984, também, pelo Conselho Estadual de Cultura. O Centro Histórico ainda guarda a Catedral Metropolitana de Vitória, as Igrejas de São Gonçalo e do Rosário e o Convento do Carmo. A capital ainda oferta ao turista as famosas escadarias, que dão acesso a cidade alta e as igrejas.

Agora, para quem quiser pegar um sol em Vitória (ES), opções não faltam. A Praia de Camburi é a maior da capital e uma das mais visitadas. É lá que acontecem os principais eventos esportivos, como torneios nacionais e mundiais de vôlei de praia, futebol de areia, campeonatos de vela, entre outros. Os turistas ainda podem visitar o píer de Iemanjá, um dos principais pontos turísticos da região. Quem for adepto dos esportes aquáticos, a praia Curva da Jurema é uma boa opção. E ainda tem a Praia das Castanheiras, que possui pequenas piscinas naturais, além do mar aberto.

Veja também

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’