Câmara aprova pedido de prefeitura para comprar terrenos de R$ 200 mil

Publicado em 09/04/2020 às 12:26

Compartilhe

Em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), uma solicitação do prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke, junto à Câmara Municipal, para a aquisição de dois terrenos, nas localidades de Alto Recreio e Caramuru, no valor de aproximadamente R$ 200 mil, foi reprovada por vários moradores, pois os mesmos questionaram a real necessidade das compras e principalmente, a forma como esse processo foi aprovado. 

Para a aprovação, foi realizada uma sessão extraordinária, em regime de urgência, a pedido do prefeito, que ocorreu no dia 31 de março e teve a duração de cerca de 20 minutos para que o texto fosse aprovado, quase que por unanimidade.

Votaram a favor da compra dos terrenos os vereadores: Adair Lucht, Álvaro Roberto Goncalves, Jean Jaks Lauvers, Nelson Miertschink, Selene Hammer Jastrow, Valdevino Manske, Joel Ponath, Rogério Gums, Clóvis Braun, Arlindo Repke e Florentino Lauvers.

No total, foram 11 votos a favor e um contra. Apenas o vereador Hilário Boening votou desfavoravelmente. O Presidente da Câmara, Elmar Francisco Thom, não precisou votar, pois segundo o regimento interno, ele só o faria em caso de empate.

Os moradores

Alguns moradores, indignados com a atitude dos parlamentares, enviaram áudios questionando a ação, neste momento, quando segundo eles, não fosse o melhor para estas aquisições. Os leitores que enviaram os áudios pediram para a reportagem do Portal que não fossem identificados. Ouça os vídeos com os entrevistados abaixo:

Entrevistado 01:

 

Entrevistado 02:

 

Prefeitura diz que não deixou de cumprir com as suas obrigações

A Prefeitura, questionada a respeito das compras dos terrenos em meio à pandemia do coronavírus, disse através de nota que os recursos provenientes das indicações parlamentares já haviam sido firmados por contratos formalizados entre o município e o Ministério da Cidadania.

“A municipalidade em momento algum deixou de cumprir com suas obrigações com o cuidado da saúde da população ou de seus servidores, adotando medidas imediatas para combater possíveis efeitos de contaminação da população e efeitos danosos à economia do município”, afirma a nota.

Câmara seguiu o requerimento do Prefeito

Câmara aprova pedido de prefeitura para comprar terrenos de R 200 milA reportagem do Portal Montanhas Capixabas questionou a assessoria da Câmara sobre o porquê da sessão extraordinária. A assessoria respondeu da seguinte forma através de nota: “Conforme art. 16, § 3º, inciso I da Lei Orgânica Municipal, a convocação extraordinária da Câmara Municipal, far-se-á a requerimento do Prefeito, quando este entender necessário”, relata.

Através de nota também, a assessoria da Câmara, disse que os recursos para aquisição dos terrenos são de responsabilidade da municipalidade, porém, os recursos para a construção dos campos são provenientes de indicações parlamentares, portanto, recurso federal. “Como o Governo Federal não suspendeu os prazos dos contratos e convênios firmados com o município, as obrigações com o mesmo permaneceram”, reitera.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral