Sistema capixaba de vigilância em saúde é a primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil

Publicado em 19/01/2020 às 13:45

Compartilhe

O Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS) é a primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil voltado para a vigilância. O e-SUS VS foi instruído em todo território capixaba no início de 2020 como o novo sistema de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde voltados aos serviços de saúde pública e privada.

O pioneirismo do sistema é apontado pelo gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcio Merçon. “A nível estadual, o e-SUS VS é uma iniciativa de desenvolvimento de sistema voltado à vigilância em saúde que nenhum outro Estado no Brasil fez. O Espírito Santo é pioneiro”, informa.

A iniciativa, segundo o gerente, começou a ser desenvolvida ao longo do início de 2019, após apresentação de uma ação municipal trazida pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes.

“O secretário nos apresentou esta ideia e começamos o trabalho inicial de análise para conhecer a demanda. O desenvolvimento foi realizado por meio da parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que nos auxiliou na parte conceitual do projeto, de estudar a necessidade e o formato. Expandimos uma ideia municipal para estadual e, por meio disto, o Ministério da Saúde colocou-se interessado, propondo-nos a criação de um novo mecanismo de envio dos dados através de webservices, que está em progresso”, explicou Marcio Merçon.

Presente nos 78 municípios do Estado, o e-SUS VS caracteriza-se pela inovação no que tange a velocidade em que a informação é encaminhada aos gestores e aos profissionais de saúde da área da Vigilância e da Atenção Primária.

“Um dos compromissos é mantê-lo em funcionamento disponível na internet para todas as unidades notificadoras. Há toda uma infraestrutura por trás do trabalho, com servidores e conexão, além do georreferenciamento de cada unidade. É um serviço que está disponível 24 horas e, em qualquer lugar e horário que se notifica, conseguimos ter acesso imediatamente, saber onde aconteceu. Um ganho gigantesco em relação ao modelo anterior”, disse gerente.

e-SUS Vigilância em Saúde (VS)

O e-SUS Vigilância em Saúde (VS) foi apresentado em agosto de 2019, durante o lançamento do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), como uma das novidades do Governo para a área da saúde. O e-SUS VS é um sistema capixaba, desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e permitirá o acesso em tempo real às informações em saúde.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro