Passeio nas montanhas de Marechal Floriano é opção para uma fugida das praias

Publicado em 12/01/2020 às 14:45

Compartilhe

Janeiro é tradicionalmente o mês das férias. Muitos aproveitam para seguir para o litoral em busca de praias, sol e altas temperaturas. Porém, para aqueles que preferem tranquilidade, contato com a natureza e ar puro, rica gastronomia e tradições dos imigrantes italianos e alemães, Marechal Floriano é o lugar certo.

Localizado a apenas 45 quilômetros de Vitória, há uma altitude de 560 metros, a cidade chama a atenção pelas belezas naturais e histórias preservadas. E com um pouco de sorte dá até para aproveitar um clima mais fresco durante as noites de verão.

Passeio nas montanhas de Marechal Floriano e opcao para uma fugida das praias 02Seguindo pela BR-262, até o km 49, é possível conhecer o Zoo Park da Montanha, referência turística capixaba, que já é destaque nacional e referência na reprodução de animais silvestres. O empreendimento possui mais de 700 animais de 150 espécies e provenientes de mais de 10 países. Entre os animais que podem ser vistos, se destacam: leões, onças, tigres, harpias, macacos, araras, cervos, antas, emus, emas, lobo-guará, flamingo, avestruz, jacaré e outras dezenas de espécies de aves, mamíferos e répteis.

Em direção ao interior do município está o distrito de Araguaia, colonizado por imigrantes italianos no final do século XIX. A vila preservou ao longo de sua história grande parte dos costumes, tradições e o modo de viver dos colonizadores. Hoje, o distrito possui cinco museus abertos à visitação e um acervo particular. Toda essa exuberância cultural garantiu o título da vila como o maior acervo da imigração italiana do Estado do Espírito Santo.

Passeio nas montanhas de Marechal Floriano e opcao para uma fugida das praias 03Toda a história e preservação cultural do distrito têm atraídos visitantes de todo o Brasil e até mesmo de fora do país, como conta a servidora pública do Centro Cultural Ezequiel Ronchi, Rogéria Guimarães.

“Recentemente, nos visitaram um casal de Veneza, na Itália, acompanhados por amigos de Brasília (DF). Também recebemos outros italianos que estavam hospedados em Marechal na casa de um morador da família De Nadai. Eles ficaram encantados com nosso acervo”, conta Rogéria. O Centro Cultural funciona todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo. O imóvel, do início do século XX, guarda mais de 1000 peças da imigração italiana.

Além dos museus, o município de Marechal Floriano conta com uma diversidade de pousadas, opções de hospedagens e restaurantes ao longo da BR-262 e também nos distritos do interior. Vale a pena conhecer e se encantar com Marechal Floriano, a “Cidade das Orquídeas”.

Confira as opções para hospedar, passear e comer, clicando aqui.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas