Uso do dinheiro público em Marechal Floriano está no site da Prefeitura

Publicado em 27/09/2019 às 19:39

Compartilhe

O dinheiro gerido pela prefeitura de Marechal Floriano é público. Assim como acontece nos demais 5.569 municípios do Brasil e ainda nos 26 estados, Distrito Federal e União. Por esta razão, cada cidadão tem o direito de saber como é aplicado. E um desses direitos é ter conhecimento não só sobre o quanto é pago em salário para cada servidor (efetivo, comissionado ou mandatário), mas também a quantidade deles, cargos e até andamento e resultado de concursos públicos.

Essas informações podem ser acessadas pela internet, seja em computadores, tablets ou smartphones. Para isto Marechal mantém o Portal da Transparência. Para chegar nele é simples: basta entrar no site da prefeitura – www.marechalfloriano.es.gov.br – em seguida clicar na link ‘Portal da Transparência’.

Uma vez no Portal, o internauta terá oito itens que podem ser consultados. Um deles, chamado ‘Pessoal’, traz informações sobre o número de funcionários atuando diretamente no executivo municipal, cargos, salários, situação funcional de cada um e concursos públicos.

Ao clicar em ‘Acesso Rápido’ dentro da aba ‘Pessoal’ (de cor rosa), abrem-se as abas ‘Servidores’, ‘Servidores por Secretaria’, ‘Plano de Cargos e Salários’, ‘Cargos e Vagas’, ‘Cargos Comissionados’, ‘Atos Oficias’, ‘Concursos em Andamento’, ‘Concursos Encerrados’ e ‘Resultado dos Concursos’.

Para chegar a situação funcional e rendimento de cada servidor, o internauta pode conferir lista corrida com nomes em ordem alfabética ou digitar no campo de pesquisa o nome do funcionário. Pode também optar por fazer a pesquisa por Secretaria. Ou ainda verificar o plano de cargos e salários de acordo com as funções. Por fim, é possível ver quantas vagas há disponíveis e ocupadas em cada cargo.

Outra função neste item é a da verificação dos atos oficias, onde se checa, por exemplo, nomeações ou desligamentos e a data da publicação de cada ato.

Item mais acessado

A manutenção do Portal da Transparência é da Secretaria Municipal de Controle Interno. A secretária Solange Lemke Lampier afirma que o item ‘Pessoal’ é o mais acessado no Portal. Ela diz considerar natural o fato, pois além da curiosidade da população sobre o vencimento dos servidores, há o interesse do público em acompanhar concursos, atos de nomeação e desligamento.

Mas ela lembra que o Portal da Transparência tem outras ferramentas muito salutares para o acompanhamento da gestão pública municipal, como “contratos, o andamento da contabilidade da tesouraria, instruções normativas, relatórios, inclusive a do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), em atendimento à lei de acesso à informação”, enumera.

Solange destaca ainda que a manutenção do Portal é exigência da lei federal 131/2009 e que o serviço é auditado a cada dois anos pelo o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral