Moradores próximos da barragem de Alto Bananeiras, em Venda Nova, participarão de simulado

Publicado em 07/08/2019 às 12:11

Compartilhe

A Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante vai realizar, no próximo sábado (10), o simulado de situação de emergência com a barragem de Alto Bananeiras. A ação é preventiva e tem o objetivo de preparar a comunidade para saber o que fazer em eventual necessidade. A barragem, no entanto, é segura e está dentro da normalidade.

O simulado vai contar com a participação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Samu, Hospital Padre Máximo e outras entidades que precisariam agir em caso de uma emergência. “É um momento de preparação. Nós já temos as ações definidas e agora precisamos praticar a fim de estarmos prontos se um dia for preciso”, comenta Gleidson Ferreira, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Anúncio

Moradores próximos da barragem de Alto Bananeiras em Venda Nova participarão de simuladoA movimentação durante a ação pode alterar um pouco a rotina da cidade, mas não é preciso se preocupar. Viaturas com sirenes ligadas e formação de grupos de pessoas são atividades já programadas e que fazem parte do treinamento. “Os moradores podem ficar tranquilos. Esse exercício é muito positivo. Significa que estamos fazendo o dever de casa para agir se e quando for necessário”, conclui Gleidson.

No último sábado (27), voluntários, Defesa Civil e Bombeiros realizaram uma reunião com o objetivo de compreender e multiplicar conhecimento sobre a barragem. “Esse encontro e a ação que faremos têm o objetivo de antecipar a necessidade e acionar as pessoas para que conheçam e levem mais informações ao restante da população”, disse o major Uliana, do Corpo de Bombeiros, que conduziu a reunião.

Qualquer pessoa pode participar do simulado. Quem estiver interessado em fazer parte pode comparecer à quadra da Apae às 14h do sábado, dia 10. Lá serão passadas informações importantes sobre segurança em caso de emergência.

Anúncio

Barragem é segura

Umas das principais preocupações da Defesa Civil e demais entidades envolvidas na conscientização é deixar claro que o reservatório de água em Alto Bananeiras tem estrutura segura e está dentro na normalidade. “A fundação foi construída sobre rochas e é feita de concreto. A barragem é segura”, destacou o major durante o encontro.

Durante a próxima semana, a Defesa Civil Municipal e voluntários vão visitar e orientar moradores dos bairros Bicuíba e Vila Betânea. Se você tiver dúvidas sobre o simulado ou desejar mais informações a respeito da segurança da barragem, ligue para Defesa Civil pelo telefone (28) 3546-1188.

Veja também

WhatsApp Image 2026-09-19 at 15.37.08

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

close-up-man-handshake-sunny-day

Seguro rural: como funciona e por que contratar

Beautiful landscape of big tree in the forest with low angel view point

Créditos de carbono: como o produtor rural pode gerar receita

Sunset meadow, wildflowers bloom in the dusk generated by artificial intelligence

Do plantio ao beneficiamento: os principais cuidados na produção de algodão

_rbr3903_0

Inscrições para integrar delegação brasileira na COP31 terminam neste domingo

_d6a4093

Candidatos ficam protegidos contra prisões a partir deste sábado (19)

_mg_5213

Banco Central anuncia mudanças no Pix e autoriza uso do Pix Automático em contas-salário

2150169455

Os maiores clubes do Campeonato Brasileiro da Série A