Secont compartilha boas práticas em transparência pública e combate à corrupção

Publicado em 23/06/2019 às 13:52

Compartilhe

As boas práticas do Estado em transparência pública e combate à corrupção continuam ganhando o Brasil. Nesta última terça-feira (18), o controlador-geral de Petrópolis (RJ), Fábio Ferreira, e o diretor de Tecnologia da Informação do município, Luis Claudio Hammes Abreu, realizaram uma visita técnica à Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), com o objetivo de conhecer a experiência capixaba na área.

Pela manhã os gestores foram recebidos pela equipe da Subsecretaria da Transparência. A subsecretária Mirian Porto do Sacramento, o coordenador de Transparência Pública, Fabricio Massariol, e o auditor Fabiano Louzada apresentaram as etapas de planejamento e implementação do Portal da Transparência do Estado, detalhando o trabalho contínuo de incorporação de novas funcionalidades à ferramenta.

Anúncio

Fabricio Massariol explicou que 90% dos dados disponibilizados no Portal são imputados automaticamente, por meio de sistema eletrônico, o que diminui o risco de erros. Além disso, o site foi pensado para oferecer uma linguagem de fácil entendimento e com visual amigável, mas sem deixar de lado a qualificação do conteúdo.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

“O Portal da Transparência foi elaborado para atender a três tipos de perfis de uso: o cidadão comum, o profissional especializado e o meio acadêmico. Por isso as informações são oferecidas em camadas, que vão se aprofundando de acordo com a necessidade do usuário”, ressaltou o coordenador de Transparência Pública.

Anúncio

A Secont também apresentou o funcionamento do robô Maila (Monitoramento Automático de Informações de Livre Acesso), um sistema que monitora consultas disponíveis no Portal da Transparência a partir de uma leitura automática dos dados e alerta sobre a existência de informações com inconsistências. O robô, desenvolvido pela equipe da Secretaria, proporciona monitoramento contínuo e garante maior confiabilidade das informações para os usuários.

Os gestores de Petrópolis também visitaram o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), para trocar informações sobre o desenvolvimento dos sistemas utilizados para alimentar o Portal da Transparência.

No final da tarde, foram recebidos pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, que falou sobre os resultados da experiência pioneira do Estado na aplicação da Lei Anticorrupção, com a responsabilização, no âmbito administrativo, de empresas acusadas de fraudar licitações.

Veja também

congresso nacional 1

Veja quantos votos os deputados federais eleitos no ES tiveram em cada município das Montanhas Capixabas

Minimalist Family Three Photo Collage-1

Flávio e Lula vão ao segundo turno da eleição presidencial

assembleia legislativa do ES

Camila Valadão é a deputada estadual mais votada e PL conquista maior bancada na Assembleia Legislativa

Lucas Polese

Lucas Polese (PL) é o recordista histórico de votos para Deputado Federal no ES

GOVENADORES

Pazolini e Ferraço avançam para o segundo turno na disputa pelo Governo do Espírito Santo

senadores es

Renato Casagrande e Evair de Melo são eleitos para o Senado no Espírito Santo

capa

Longas filas dificultam votação no Espírito Santo

447

Votação registra primeiros crimes eleitorais nas montanhas capixabas