Espírito Santo bate meta de vacinação com mais de 90% do público-alvo imunizado

Publicado em 03/06/2019 às 13:44

Compartilhe

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que terminou oficialmente na última sexta-feira (31), em todos os municípios do Espírito Santo e a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo, conforme recomenda o Ministério da Saúde, foi superada pelo Estado. Até o último dia oficial da campanha, foram vacinadas 961.792 pessoas do grupo prioritário, representando 91,29%.

O Espírito Santo é o primeiro estado no Sudeste em atingir a cobertura vacinal e o quarto no ranking de estados do Brasil. Dos 78 municípios do estado, 64 atingiram a meta.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, ressalta que o valor é parcial, uma vez que as ações continuaram ao longo do dia e ainda haverá a atualização dos dados pelos municípios.

“O contexto de adesão da população capixaba foi satisfatório. Ainda são dados preliminares da campanha. Agradecemos à parceria das equipes municipais pela dedicação e desempenho na campanha de Vacinação contra a Gripe”, disse a coordenadora.

Segundo Danielle, embora oficialmente as ações tenham se encerrado nesta sexta (31), os municípios de Cariacica e Serra terão ações nesse sábado (01). “Os municípios de Cariacica e Serra farão a última ação para os grupos prioritários neste sábado (1º) ”, informou.

A coordenadora explicou que a partir de segunda-feira (03), a vacinação será aberta para toda a população com as doses remanescentes. Mas ressalta que a oferta acontece apenas enquanto durar o estoque. “São doses de municípios que atingiram a meta e possuem doses extras. Os estoques dos munícipios são pequenos, devido as altas coberturas vacinais”, explicou.

Dados da cobertura vacinal

Para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano, foram estabelecidos como grupo prioritário Crianças, gestantes, trabalhador de saúde, puérperas, indígenas, idosos, professores, comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do Sistema Prisional, Policiais Civis, Militares, Bombeiros e membros ativos das Forças Armadas

Para os indígenas, a cobertura, até o momento está em 110,72%; para os idosos, 104,85%; para os professores, 101,14%; para população privada de liberdade, 97,55%; puérperas, 92,04%; funcionários do sistema prisional, 90,46%; trabalhador de saúde, 84,77%; crianças, 83,82%; comorbidades, 82,97%; gestantes, 74,15%; e Policiais Civis, Militares, Bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, 40,38%.

Danielle ressalta que a cobertura não é homogênea por grupos prioritários. Em relação ao grupo de Policiais Civis, Militares, Bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, ela explica que “o grupo não estava previsto para campanha de vacinação e foi incluído duas semanas após o início da campanha, por isso a baixa adesão”.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro