Cacau Lorenzoni diz que receita de manter obras e investimentos em plena crise é a cautela e ajuste de contas

Publicado em 28/05/2019 às 18:59

Compartilhe

O cenário nacional se arrasta em crise econômica, além de política. No Espírito Santo a instabilidade na economia vai tomando contornos de estagnação. A despeito disso, a Prefeitura de Marechal Floriano segue com as contas públicas em dia e ainda mantém uma capacidade de investimento, que pode ser percebida em várias obras por todo o seu território.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, a receita disso tem sido a cautela e o ajuste das contas públicas que sua gestão iniciou no começo do mandato em 2017. Nesta entrevista ao Montanhas Capixabas, Lorenzoni dá mais detalhes do ajuste e comenta a economia nacional e estadual. Ele destaca que o município ainda tem pernas para investir, mas pondera que o momento exige de muita atenção e cautela para garantir que as contas públicas permaneçam em dia.

Montanhas Capixabas – Prefeito, uma prioridade deste seu mandato foi o ajuste das contas públicas de Marechal Floriano. Como está a situação?

Cacau Lorenzoni – Estamos com dois anos e meio de mandato e quando assumimos as contas públicas estavam muito problemáticas, e focamos no ajuste. Posso dizer que já conseguimos acertar cerca de 70% das contas, e agora estamos trabalhando para ajustar os 30% que faltam, racionalizando gastos e economizando. Até o final do mandato queremos deixar isso resolvido. Isso vem sendo possível graças ao empenho de toda a administração municipal.

“Não é brincadeira. A economia estava projetada para crescer 2,5% ao ano e agora a previsão é 1%, e nem se sabe se vai crescer isso”

Esse ajuste então segue como prioridade?

Sim, ainda precisamos reajustar mais. Os próprios governos, federal e estadual, estão falando em cortes na economia e no orçamento. A economia está estagnada, não está crescendo e com isso gera déficit orçamentário. O gestor tem que tomar muito cuidado ao manusear os recursos públicos para chegar ao final do mês sem permanecer contas a pagar. Não é brincadeira.

A economia estava projetada para crescer 2,5% ao ano e agora a previsão é 1%, e nem se sabe se vai crescer isso. Estamos estagnados, a taxa de desemprego é muito grande tanto no país, como no Estado e municípios. Tudo isso reflete em queda na arrecadação.

É o caso de Marechal também?

Certamente. Em Marechal Floriano a arrecadação está estagnada há um ano e meio, isso gera desconfiança, insegurança para investimentos. É preciso se adequar ao momento. A própria CNM (Confederação Nacional dos Municípios) orienta muito cuidado daqui para frente, pois a economia continuará a cair.
O que significa essa desconfiança, insegurança para investir?

Hoje ninguém quer mais fazer despesas permanentes, o maior perigo hoje na Administração Pública – com essa economia, com o PIB (Produto Interno Bruto) baixíssimo – é fazer despesas permanentes, que é ter que pagar todo mês uma certa despesa fixa, o custeio. No atual momento econômico está todo mundo com o pé no freio, com medo do que pode vir.

“Prefiro ser centrado e ter no final do mês minhas contas todas pagas”

Mas ate agora a sua Administração vem conseguindo manter as contas em dias com fornecedores, com os servidores e ainda tem fôlego para investir em novas obras. Isso é efeito do ajuste que citou?

Exatamente. Com o ajuste que estamos fazendo ainda temos capacidade de investimento, mas não sabemos até quando, com a economia em queda. Hoje ainda estamos com nossa capacidade de investimento boa.

Estamos calçando várias ruas, fazendo creche, reformando posto de saúde, fazendo posto de saúde novo, praças novas, melhorando o sistema de saúde com pediatras, com pequenas cirurgias, com pronto atendimento 24 horas. Então estamos atravessando essa crise com uma boa sustentabilidade, com os recursos que economizamos desde o início do mandato.

“Estamos calçando ruas, fazendo creche, reformando e fazendo posto de saúde, praças novas, melhorando o sistema de saúde”

Então cautela é a palavra de ordem para os próximos meses?

Estamos ainda com capacidade de investimento, o gestor hoje tem que ter muito cuidado para não fazer despesa permanente por conta da crise, com a arrecadação baixa tem que se pisar no freio diferente de quando se tem a arrecadação em alta e se acelera. Isso depende de cada gestor. Tem quem goste de pagar para ver, eu não, prefiro ser centrado e ter no final do mês minhas contas todas pagas. Essa cautela e ajuste explicam nossa atual capacidade de investimento.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral