Seag participa de Simpósio voltado à produção de café arábica

Publicado em 28/04/2019 às 14:53

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou, na última quinta-feira (25), no Instituto Federal de Venda Nova do Imigrante, do 17º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do ES. O evento, que teve fim nesta última sexta-feira (26), tem o objetivo de discutir os avanços da cafeicultura no Estado, apresentar os bons resultados obtidos com a produção do café e as pesquisas voltadas à cultura.

A programação inclui temas relacionados ao futuro dos cafés especiais no Estado, potencialidades e gargalos para a exportação, colheita e pós-colheita, poda de ciclo da lavoura do arábica, manejo de pragas e doenças e conservação do solo e das águas.

Para o secretário de Agricultura, Paulo Foletto, o simpósio é um grande momento para o setor de café. “É o 17º simpósio para a gente divulgar o café de qualidade. O arábica tem sido o diferencial na produção Estado. Esse simpósio é fundamental para resgatarmos a agricultura familiar no Espírito Santo. Tem uma quantidade grande de jovens aqui que vão levar para suas propriedades experiência e conhecimento”, disse.

Seag participa de Simposio voltado a producao de cafe arabica 02O diretor geral substituto do Instituto Federal (Ifes) de Venda Nova, Erivelton Guizzardi, falou sobre a necessidade da melhoria da qualidade do produto. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, com isso, é possível gerar maior renda e desenvolvimento socioeconômico das famílias na região. Também é importante ressaltar o trabalho dos agricultores, estudantes e técnicos e demais instituições que contribuem para esse trabalho, de sempre procurar a melhoria dos cafés”, afirmou.

Segundo Guizzardi, a cooperação é fundamental para o sucesso dessa atividade. “Queria agradecer as parcerias firmadas para que o Ifes consiga produzir e transferir as tecnologias inovadoras, realizar entregas para as comunidades, com conhecimentos aplicados junto com os cafeicultores, obtendo resultados significativos de melhoria da qualidade, com isso, a melhoria da renda obtida com a venda. O Ifes está aberto a novas parcerias para viabilizar melhor ainda esse projeto de ensino, pesquisa e extensão com o café”, destacou.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas