Locomotivas retornam vazias para o Sul após viagem a Vitória com vagões
Publicado em 17/09/2018 às 11:00
As duas locomotivas que transportaram neste domingo (16) parte dos vagões vazios que estavam estacionados há mais de dois anos ao lado das antigas estações, locais conhecidos pelos servidores ferroviários como desvios, retornaram para as estações da região serrana e sul na manhã desta segunda-feira (17).
As “máquinas”, como são conhecidas pelos moradores das cidades por onde trafegam na linha da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, seguiram após as 6 horas, e possivelmente transportarão nova quantidade de vagões e pranchas para a estação de Paul, na Grande Vitória, como vem ocorrendo nos últimos meses.
Vários vagões foram retirados do desvio de cargas em Marechal Floriano neste fim de semana, mas ainda existem muitos ao lado da antiga estação de Marechal Floriano, alguns que servem como local de tráfico de drogas e ainda como banheiro público.
Os antigos ferroviários que gostariam de ver novamente os trens de turismo circulando nos fins de semana na região serrana, afirmam que o restante dos vagões deveria ser removido, já que não há serventia alguma para Marechal Floriano. “Aqui eles vão enferrujar e nada mais”, disse o aposentado Moacyr Borgo, que foi chefe de turma da ferrovia.
Ele comenta que gostaria que voltassem a trafegar os trens de turismo pelo menos para que a população da Grande Vitória pudesse conhecer de perto como era antigamente o transporte de passageiros na região. “É o meu sonho ver as pessoas sentadas nos vagões de passageiros, como antigamente”, concluiu Borgo.
Sesa promove seminário que orienta municípios capixabas para enfrentar o período sazonal das arboviroses