Escola da comunidade de Perobas em Domingos Martins comemora seus 70 anos

Publicado em 13/09/2018 às 11:24

Compartilhe

O EMEF Antônio Francisco Erlacher, na comunidade de Perobas, em Domingos Martins, estará em festa na próxima sexta-feira (14), com as comemorações dos 70 anos da instituição, que serão completados no próximo dia 22 de setembro.

As festividades fazem parte de um projeto que vem sendo desenvolvido na instituição durante esse ano de 2018, no qual os estudantes e professores trabalharam a temática dos 70 anos da escola.

O evento, que terá entrada franca, será iniciado às 17 horas com composição de mesa, apresentações culturais sobre a história da escola com danças, teatros, paródias, memórias, desfile, além da distribuição de bolo e do forró com Ernesto Mathias.

Durante o encontro, também haverá um momento de homenagem a primeira professora e diretora da escola, Helena Lemck Tesch, 93 anos. De acordo com o diretor da escola, Regiano Erlacher, a iniciativa visa relembrar e preservar a história da instituição. “O objetivo está sendo o conhecimento da história de nossa escola, para não perder a essência de como tudo isso começou”, destacou o Regiano.

Escola da comunidade de Perobas em Domingos Martins comemora seus 70 anosLigação forte com a comunidade de Perobas

Inaugurado em 22 de setembro de 1948, o EMEF Antônio Francisco Erlacher passou por seis modificações em seu nome, sendo inicialmente chamado de Escola Singular Rural de Perobas.

Sua história é ligada aos primeiros imigrantes alemães e pomeranos que chegaram à localidade e a denominaram de Perobas, muito por conta da árvore de madeira chamada peroba que era popular na região.

A escola surgiu devido à necessidade de alfabetização dos filhos dos primeiros imigrantes chegados à região. O senhor João Erlacher cedeu uma sala ao lado de seu comércio, para a realização das aulas multisseriadas, onde estudavam 12 alunos, e a professora era responsável pela alfabetização, limpeza e preparo da alimentação, que não se tem registro de seu nome, era apelidada de Fofa.

Em 1947, iniciou a construção da Escola Singular Rural de Perobas, em terreno doado pelo senhor Antônio Francisco Erlacher, sendo inaugurada em 22 de setembro de 1948. Nesse dia foi plantado um pé de cipreste em frente ao jardim principal de Perobas, árvore esta que segue no mesmo local.

Ao longo deste quase 70 anos, a instituição, que foi Estadual e agora é municipal, já teve nove diretores e passou por diversas mudanças e obras para ampliação de sua estrutura, como a construção da quadra poliesportiva, inaugurada em 1995.

Atualmente, a escola atende a uma média de 150 alunos, bem estruturada, mas com algumas instalações consideradas inadequadas pela direção para manter os arquivos em segurança. Ainda de acordo com a direção, o objetivo da instituição é sempre manter o seu compromisso com uma educação de qualidade voltada para uma melhoria significativa na qualidade de vida desta comunidade.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro